BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

7 de dez. de 2010

Hoje se cumpriu esta palavra da Escritura - Sal

6 de Janeiro

Evangelho - Lc 4,14-22a

Quando lemos ou dizemos que Jesus já fora anunciado pelos profetas, talvez alguém questione a veracidade deste fato. Hoje, o Evangelho nos mostra o primeiro milagre de Jesus. Veja. Como Ele teria lido exatamente o texto do profeta Isaías falando a seu respeito, se Ele não fosse o Filho de Deus? Teria sido uma coincidência? Deram-lhe para ler nada mais nada menos que o livro do profeta Isaías, cuja passagem escolhida estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos. O que é isso senão o anúncio de Jesus Cristo muito antes d’Ele vir?
Caríssimos. É tempo de conversão, é tempo de se ligar nos sinais dos céus e crer mais. Jesus foi o maior sinal do Céu. Ele foi enviado por Deus, ungido e consagrado pelo Espírito Santo para a missão salvadora que começou pela sua ação evangelizadora,seguida da ação dos discípulos, e que implica não somente na salvação da alma, mas na libertação integral da pessoa humana.

Assim, isso significa para nós que a missão da Igreja, que é continuadora da missão do próprio Cristo, não pode ser reduzida somente à dimensão espiritual da pessoa humana, mas deve levar em conta a pessoa humana como um todo. O cristão, a cristã a quem devemos levar a mensagem de Cristo, merece também a nossa assistência psicológica e material, tal como: vestimenta, moradia, alimentação, instrução ou educação, e tudo mais que a nossa igreja puder oferecer através da comunidade. Porque, considerando todas as dimensões da existência humana, todos os problemas relacionados à existência humana são de competência da Igreja e objetos da ação evangelizadora dos catequistas e demais participantes das pastorais.

É tempo de conversão, e esta conversão do coração vem acompanhada de uma dor e uma tristeza salutares, chamadas pelos Padres de "animi cruciatus (aflição do espírito)", "compunctio cordis (arrependimento do coração)" . Porque, prezados irmãos, o coração do homem e da mulher de hoje apresenta-se pesados e endurecidos. A nossa mente está sendo lavada diariamente, e nesta lavagem cerebral o mundo moderno e digital e globalizado retira os valores de Jesus Cristo e coloca no seu lugar os valores humanos, para não dizer do demônio: Prazer, egoísmo, consumismo, arrogância, vingança, etc.

É por isso que precisamos dar ao homem uma nova mentalidade através da evangelização. E suplicar a Deus que Ele nos perdoa e nos conduza a uma conversão verdadeira. Pedir que Deus dê ao homem um coração novo. Porque a conversão é antes de tudo uma obra da graça de Deus que através da nossa ação missionária, reconduz as pessoas de volta a Ele: "Converte-nos a ti, Senhor, e nos converteremos" (Lm 5,21). Deus nos dá a força de começar de novo. Uma vida nova, sem pecado, sem egoísmo, sem injustiça, etc. E quando descobrimos a grandeza do amor de Deus experimentamos o horror e o peso do pecado e começamos a ter medo de ofender a Deus pelo mesmo pecado e de sermos separados dele.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário