BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de jan de 2012

“FAZEI O QUE ELE VOS DISSER”.-Olivia Coutinho

 
 
Dia 07 de Janeiro de 2012
 
Evangelho Jo 2,1-11
 
Maria, a Serva do Senhor! Mãe e discípula, que está sempre ao lado de Jesus, intercedendo a Ele, em favor do povo.
Como discípula e missionária, ela  foi a grande colaboradora para que o plano salvífico de Deus se concretizasse!
Somos eternos aprendizes de Maria! Com ela aprendemos a sermos mais solidários, a nos manter firmes diante dos impetuosos ventos contrários.
No evangelho de hoje, vemos sua significante participação no primeiro milagre realizado por Jesus! É importante lembrarmos que tudo aconteceu numa festa em que, Jesus e Maria estavam presentes!  Não era uma festa qualquer, celebrava-se ali, uma festa de casamento: predileção de Deus pela família!
O relato nos leva a crer, que os anfitriões da festa eram pobres, do contrário não faltaria vinho. Tudo indica que Jesus e Maria eram amigos íntimos da família e que certamente estavam Maria estava ajudando-os na recepção. Sempre atenta a todos os detalhes, Maria ao perceber a falta do vinho, não hesitou, ao invés de dirigir-se ao mestre sala, vai direto ao seu Filho, pois sabia que dele viria a solução.
Na sua sensibilidade, Maria abre caminho para que Jesus realizasse ali, o seu primeiro milagre, impedindo um vexame para os donos da festa, já que o vinho naquela época,  era considerado símbolo de alegria, a bebida principal oferecida aos convidados!
Ao aproximar-se de Jesus, Maria não lhe pede nada, simplesmente apresenta a Ele o fato: "Eles não tem mais vinho"! Foi uma plena afirmação da sua fé, no poder do seu filho Jesus! Maria estava segura, sabia que Ele agiria em favor dos donos da festa. Sua confiança em Jesus era tão grande, que antes mesmo de uma resposta Dele, ela dirigiu-se aos serventes  dizendo: "Fazei tudo que Ele vos disser".
E o primeiro milagre acontece: Jesus transforma a água em vinho!
O texto nos é sugestivo para reflexão, rico em detalhes, porque envolve a missão de Jesus e o importante papel de Maria no plano salvífico de Deus para humanidade. Vem também nos despertar para a importância da nossa observância às necessidades dos nossos irmãos!
Maria não é simplesmente uma figura histórica e sim, atenta e atuante, diante às necessidades dos seus filhos!  Como Mãe intercessora, ela leva a Jesus todas as nossas súplicas!
Maria, Mulher passiva na escuta e ativa no servir!
Aprendamos com Ela que o homem foi criado para relacionar-se com Deus e que  esta relação amorosa, começou a partir do seu ventre sagrado que nos trouxe Jesus, o único mediador entre o homem e Deus!
Maria é a voz que grita na defesa dos pobres, é a mulher que Deus escolheu para reacender a chama do amor no coração da humanidade!
Maria mulher mãe, toda cheia de graça, nela, Deus fez maravilhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário