A liturgia de hoje, nos lembra a noite em Deus libertou seu povo da escravidão do Egito quando o anjo exterminador visitou as casas dos egípcios, enquanto os israelitas, de pé e cajado na mão, celebravam o Senhor pela refeição pascal. Estavam prontos para seguir seu único Senhor, que conduziria através do mar vermelho até o deserto (primeira leitura).Segundo o evangelho, a vigilância é também a atitude do cristão que espera a volta de "seu Senhor", o qual, encontrando seus servos a vigiar, os fará sentar à mesa e os servirá. Pois já fez uma vez assim, na ceia que precedeu o dom de sua vida. Jesus é o Senhor servo.
Convém portanto, abri os olhos para a realidade que está ainda escondida por trás do horizonte, mas é decisiva para nossa vida.Sintetizando o espírito da liturgia de hoje, poderíamos dizer: o mundo nos é confiado não como uma propriedade, mas como um serviço a um Senhor, que está "escondido em Deus", porém, na hora decisiva, se revelará ser nosso amigo e servo de tanto que nos ama, a nós e os que confiou à nossa solicitude vigilante. " Minha vida não é propriedade a que me apegar, mas um dom a serviço de todos."
Para sustentar a atitude de ativa vigilância e solicitude pela causa do Senhor, precisamos de muita fé. Nesse sentido a segunda leitura vem sustentar a mensagem do evangelho. Traz bela apologia da fé, " a fé é esperança daquilo que não se vê." A fé é como que possuir antecipadamente aquilo que se espera é uma intuição daquilo que não se vê.
A fé olha para o futuro, como Abraão, como os israelitas no tempo do êxodo, como o discípulo que espera a vinda do Senhor, é esperança Não deixa a pessoa instalar-se no presente . Este mundo não é o termo do caminho do ser humano. Deus preparou-lhe uma pátria melhor. O cristão é um estrangeiro neste mundo. Decerto leva este mundo a sério, mas isso se exprime exatamente no fato de ficar livre diante dele ( o que não exclui o compromisso com os filhos de Deus neste mundo!).
O fim para qual vivemos reflete-se em cada uma de nossas ações. A cada momento pode chegar o fim de nossa vida. Que esse fim seja aquilo que vigilantes esperamos.
Abraços fraternos em Cristo
Débora
BOM DIA
BEM VINDOS AOS BLOGS DOS
INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS
SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.
CATEQUESE PELA INTERNET
LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.
PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO
LEIA, ESCUTA, PRATICA E ENSINA
4 de ago. de 2010
Precisamos de muita fé - Débora Cristina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário