19 de novembro. Sexta-deira.
Evangelho (Lucas 19, 45-48)
Jesus vai ao templo e expulsa de lá os vendedores. E diz a Eles que sua casa é uma casa de oração. Com esse gesto Jesus rompe com a religião que explora e oprime o pobre. Nem todos podiam entrar no templo, os pecadores, os impuros, as mulheres, os estrangeiros, esse eram excluídos, não entravam no templo. Jesus nos ensina que o templo não é local de exclusão, e nem dever ser usado para explorar, ou enriquecer alguns. Era o mau uso do templo e dá religião que Jesus estava denunciando. E os únicos favorecidos com o mau uso do templo eram os chefes religiosos, que incomodados, e se sentido ameaçados com as atitudes de Jesus, “procuravam um modo de matá-lo” (Lc 19,47). Ao expulsar os vendedores, os compradores do templo, Jesus mostra que veio para libertar a todos de uma religião, de um templo que não frutificava, mas aprisionava e oprimia. E que para chegar a Deus era necessário ter fé, orar, viver a reconciliação, o perdão, a conversão. Com a Boa Nova de Jesus, não havia mais lugar para sacrifícios de animais para oferendas. Jesus ensinava ao povo, o seu caminho de justiça, de liberdade e vida para todos.
E hoje? Será que não conhecemos alguém, que usa a religião para beneficio próprio, para seu enriquecimento? E o que fazemos a esse respeito? Qual seria a reação de Jesus se Ele visitasse nossas Igrejas hoje?
A casa de Jesus, lugar de oração, e também o lugar aonde vamos ao encontro de Deus, partilhar palavra, a Eucaristia, fortalecer a nossa fé, ouvir os ensinamentos de Cristo, a Palavra de Deus, receber Jesus nos unidos cada vez mais a Ele.
E todos que estão a serviço, muito cuidado para não transformamos a casa do Senhor em antro de ladrões. Não há cargo nenhum na comunidade, que poderá nos fazer esquecer, porque Jesus veio para os pobres, para os humildes e excluídos. E quem somos nós, que direitos temos de excluir alguém da casa do Senhor, que está aberta a todos que desejam entrar. Estaremos assumindo nosso lado fariseu, hipócrita se usarmos a Igreja em benefício próprio, a esses Jesus também deixou um recado: “Sofrerão a mais rigorosa condenação.”
Forte abraço.
Elian
Oração
Espírito purificador, tira do meu coração toda sorte de maldade e de egoísmo, que o tornam indigno de ser morada de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário