BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de nov. de 2010

Os pastores foram a Belém visitar Maria e José - Sal

1 de Janeiro de 2011

Evangelho - Lc 2,16-21

Os pastores foram visitar o Menino Jesus e seus pais. Jesus que veio para nos trazer a paz, e a reconciliação com os nossos irmãos. “Amem uns aos outros como eu vos amei. Trate os outros com vocês gostariam de serem tratados”

Prezados irmãos e irmãs. Constantemente estamos entrando em atritos com as pessoas: com o irmão, com o marido, com os vizinhos. Infelizmente isso faz parte da convivência social. Sejam atritos por injustiças, ou simplesmente aparas de arestas. Mas eles existem, eles estão sempre presentes em nosso dia a dia. Até nos meios mais santos, é preciso às vezes se dizer a verdade, corrigir, mas em seguida perdoar. Porque Jesus Menino veio nos ensinar a combater o erro e não a pessoa que erra. Em outras palavras, devemos sempre procurar a reconciliação, após a tempestade, após o atrito. Pois precisamos perdoar 70 vezes 7.

Vamos saborear este santo texto sobre a reconciliação do Mons. Rómulo Emiliani, c.m.f. :

PROCUREMOS A RECONCILIAÇÃO

A reconciliação é um elemento necessário para a convivência humana, significando recuperar ou reconstruir o que se rompe em pedaços ou se deteriora. Reconciliação implica voltar a começar uma relação mais profunda e restabelecer com fundamentos mais sólidos o que está desmoronando. Significa voltar a construir uma ponte que conduza a uma melhor relação entre duas ou mais pessoas.

A criatura ou o homem vê tudo distorcido desde seus preconceitos ou formas negativas de apreciar as coisas que outros provocam em sua vida, por interesse ou manipulação mental, desde o dia que nascem e que definitivamente condicionam sua maneira de atuar. Desde muito pequenos acostumam-nos a assinalar a outros e a ser juízes, porque também nossos pais e avôs foram educados dessa maneira. Desde meninos acostumamo-nos a acusar a nossos irmãos ou amiguinhos para proteger-nos, manipulando a verdade para evadir castigo sem importar-nos que o receba outro. A cada vez que acusamos alguém, nos constituímos nos bons, santos e imaculados.

Todo mundo tem coisas feias e más, mas rapidamente e sem medir as conseqüências levantamos o dedo para assinalar e acusar aos demais. Vivemos nos sentido imaculados e inatacáveis, achando que somos os únicos perfeitos e isto é muito perigoso. Ao converter-nos em juízes, achamos que todos os demais merecem enfrentar nossa justiça e seguimos pela vida assinalando culpabilidades.

Satanás, que é o acusador por natureza, não quer que tenhamos uma visão positiva dos demais, senão que sejamos acusadores mórbidos. Satanás nos quer ver sempre assinalando a todo mundo, criticando a humanidade, dividindo, intrigando e cuidando deste ou daquele. Satanás quer que sejamos como cobras, injetando veneno, mordendo a consciência de outros e nos mantendo na espreita, na defensiva, protestando e mostrando os dentes para que ninguém se aproxime. Para Satanás convém que existam confrontos, crimes, batalhas e guerras, para que o Reino de Deus não se manifeste. O Senhor não quer um mundo assim.

Cristo Jesus é o único que pode romper o muro que divide, aparta e marginaliza os seres humanos, e faz com que se enfrentem uns a outros, se convertendo em rivais. Cristo Jesus veio eliminar a divisão e a intriga que nos divide e tanto dano faz dentro de nossas famílias. Cristo veio para romper o muro que nos divide em castas sociais e em raças; que nos divide muitas vezes de maneira fanática, a nível político dentro da vida nacional. Jesus veio para que voltássemos a nascer e nos convertêssemos em criaturas novas. Para poder voltar a nascer temos que ver as coisas de uma maneira diferente. O Espírito Santo proporciona-nos essa maneira nova de ver as coisas e, sobretudo, as pessoas.
Mons. Rómulo Emiliani

Caríssimos: Hoje, é o primeiro dia do ano de 2011. Vamos começar este ano com o pé direito, não permitindo que Satanás nos convençam a viver em confrontos, crimes, batalhas e guerras, com nossos irmãos. Satanás quer isso para que o Reino de Deus não se manifeste. O Senhor não quer um mundo assim. Ele veio para que tenhamos vida em abundância, mas para isso precisamos “Tratar os outros como gostaríamos de sermos tratados por eles.

Sal


Nenhum comentário:

Postar um comentário