BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

18 de nov. de 2010

O mistério da encarnação - Sal

18 de Dezembro

Evangelho - Mt 1,18-24

Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.

A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento
a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.

Quantos ainda hoje consideram este fato um absurdo! As pessoas que não acreditam no mistério da encarnação, são aquelas que por vezes se dizem católicas, porém vivem no plano puramente terreno, sem se importar com as coisas do céu.

...eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: 'José, Filho de Davi,
não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.

Para muitos hoje isso não passa de uma lenda, de uma realidade impossível, visto que só acreditam nas coisas materiais, e no poder político, do dinheiro, etc
Prezados catequistas: cabe a nós dirimir tais dúvidas, mostrar que para Deus nada é impossível. Para isso devemos estar preparados, através do estudo, da oração, da eucaristia, para receber as inspirações do Espírito Santo.

A Igreja denomina "Encarnação" o fato de Filho de Deus ter assumido uma natureza humana para realizar nela a nossa salvação. Jesus era Deus e homem mas esvaziou-se a si mesmo, assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E, achado em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

A fé na Encarnação verdadeira do Filho de Deus é a marca do cristão autêntico e verdadeiro. Ele entende e aceita que a alma humana que o Filho de Deus assumiu é dotada de um verdadeiro conhecimento humano. Enquanto tal, este não podia ser em si ilimitado: exercia-se nas condições históricas de sua existência no espaço e no tempo. Por isso O Filho de Deus, ao tornar-se homem, pôde aceitar "crescer em sabedoria, em estatura e em graça" e também informar-se sobre aquilo que na condição humana se deve aprender de maneira experimental. Isto correspondia à realidade de seu rebaixamento voluntário na "condição de escravo".

E nós aspiramos pela vaidade de sermos os melhores, de levar vantagem de passar o outro para traz, de não dar a mão aos carentes, etc.

Senhor tem piedade de nós, da nossa pobreza de espírito de pensar e ser grandes nesta vida, e desdenhar a vida eterna.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário