O cântico de Zacarias, pai de João Batista
O cântico entoado no Evangelho do hoje por Zacarias, pai de João Batista, lembra bastante o Magnificat entoado por Maria, que refletimos neste sábado.
Na primeira parte, ele bendiz o Senhor por ter lembrado da promessa que fez a Abraão e Davi, por meio dos antigos profetas, de enviar o libertador do povo. E aqui vale lembrar um detalhe: Zacarias frisa mais de uma vez que o salvador irá livrá-los do julgo dos inimigos, como se o enviado de Deus fosse um libertador político, que iria libertá-los da servidão política. É interessante ressaltar aqui que Jesus não veio com essa missão de libertar politicamente o povo, mas de libertar a alma das pessoas, o que tem uma abrangência muito maior... Basta lembrar que mesmo quando o próprio Jesus foi preso, Ele estava livre, porque a Sua liberdade não estava na possibilidade de ir e vir, mas no Seu infinito Amor a Deus, a si próprio, e às pessoas.
Na segunda parte, Zacarias se dirige ao seu filho recém-nascido, João Batista. Profetizando que seu filho teria o papel fundamental de preparar os caminhos do nosso Salvador. E Zacarias já sabia como seria essa preparação: anunciar a salvação ao povo, pelo perdão dos seus pecados. Até hoje se mantém o sacramento da Confissão na igreja, para trazer a salvação individual às pessoas, pela remissão dos pecados. Só sabe o bem que faz, quem se permite realizar uma confissão bem feita. E só se prepara bem para receber o Jesus Menino, quem está de coração puro, livre do pecado... Essa foi a função de João Batista nos anos que antecederam a vida pública de Jesus... Esta é a função da igreja hoje: preparar os caminhos para a segunda vinda de Jesus. E a igreja somos nós! Por isso, primeiro, preparemo-nos, para depois preparar as outras pessoas... Mesmo sabendo que neste processo de preparação, sempre teremos algo a melhorar... Que Deus abençoe nossas boas intenções e nos envie o Espírito Santo, para que possamos transformar as intenções em ações.
Jailson Ferreira
jailsonfisio@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário