BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de nov. de 2010

Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões -Missionários Claretianos

Sexta-feira, 19 de novembro de 2010

33ª Semana do Tempo Comum

Santos Roque González, Afonso Rodriguez e João del Castillo, Presbíteros e Mártires (Memória).

Outros Santos do Dia: Abdias (profeta bíblico do Antigo Testamento), Aza e seus cento e cinqüenta companheiros, soldados (mártires em Isaurie), Barlaão de Antioquia (mártir), Crispim de Écija (bispo, mártir), Fausto de Alexandria (diácono, mártir), Máximo (presbítero, mártir), Ponciano (papa, mártir), Severino e Feliciano (mártires de Viena).

Primeira leitura: Apocalipse 10, 8-11.
Peguei o livrinho e comi-o.
Salmo responsorial: 118, 14.24.72.10.111.131.
Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
Evangelho: Lucas 19, 45-48 .
Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões.

Jesus desfaz todo o tráfico econômico, político e religioso presente no Templo, com a finalidade de restabelecer a função original da casa de Deus: a oração, o encontro pessoal e comunitário com Deus. A função do Templo se orientava mais à venda de animais para sacrifícios e à troca de moedas.

Daí derivou toda classe de abusos e conflitos entre os vendedores e cambistas, criando obstáculos para as relações entre Deus e o povo, especialmente com o povo pobre.

Jesus purifica o Templo e o devolve como lugar para ensinamento, para expressar com palavras e ações o verdadeiro rosto de Deus, oculto até o momento pelas leis, pelo sacrifício e pelo mercado religioso. Jesus denuncia as injustiças realizadas em nome de Deus e ensina como deve ser o verdadeiro culto: um culto que tem como fundamento a misericórdia e a justiça.

Muitas vezes temos convertido nossa fé em um mercado, no qual buscamos os meios mais efetivos para agraciar a Deus e satisfazer nossa própria consciência, separando a fé de nossa vida e da vida da comunidade, e nos afastamos do serviço e do amor aos mais necessitados.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário