Quinta-feira, 11 de novembro de 2010
32ª Semana do Tempo Comum
São Martinho, Bispo (Memória).
Outros Santos do Dia: Atenodoro da Mesopotâmia (mártir), Bartolomeu de Grottaferrata (abade), Bertuíno de Malonne (monge, bispo), Menas de Alexandria (mártir), Menas de Santomena (eremita), Teodoro, o Estudita (abade), Valentim, Feliciano e Vitorino (mártires de Ravena), Verano de Lião (bispo).
Primeira leitura: Filêmon 7-20.
Acolhe-o já não como escravo, mas como um irmão querido.
Salmo responsorial: 145, 7-10.
Feliz quem se apóia no Deus de Jacó!
Evangelho: Lucas 17, 20-25 .
O Reino de Deus está entre vós.
Os fariseus e os discípulos esperam a irrupção do reino de Deus de uma maneira violenta, na qual Deus se manifestará através de fenômenos externos que mudarão de maneira definitiva a ordem das coisas, salvando assim o povo eleito. Jesus é visto como o grande Messias esperado por todos, como aquele que instaurará poderosamente o reino de Deus, assim que chegar a Jerusalém.
Entretanto, Jesus indica a seus discípulos que o reino já está presente no meio deles, não de maneira extraordinária, mas na vida cotidiana dos que acolhem a mensagem de Jesus. Prova disso é a cura dos leprosos impuros e a atitude agradecida do samaritano que refletimos ontem.
A chegada definitiva do reino é imprevisível, mas é necessário estar atentos, preparados, sem nos confundirmos pelos falsos messias que propõem outros tipos de reino, muito contrários aos valores de vida propostos por Jesus.
Viver o reinado de Deus de maneira coerente traz como conseqüência o sofrimento, a perseguição e inclusive a morte, pois viver o reino é ir contra todo projeto que destrói a vida. Esse é o caminho que devemos seguir como Igreja, sinal visível do reino no mundo.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário