BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de jan de 2012

Encontraram Maria e José e o recém nascido - Padre Antonio Queiroz

Padre Antonio Queiroz


 

Encontraram Maria e José e o recém nascido. E, oito dias depois, deram-lhe o nome de Jesus.

Hoje, primeiro dia do ano, celebramos a oitava do Natal e a solenidade da Santa Mãe de Deus Maria. Além disso, é o Dia Mundial da Paz.

A equipe "Florescendo Sempre" deseja a você e sua família um Feliz Ano Novo. Que 2012 seja repleto de bênçãos de Deus, o que nos traz a paz. Jesus, no Natal, tornou-se Emanuel, Deus Conosco. Que ele continue com você durante todo este ano que se inicia.

O Evangelho narra a visita dos pastores ao Menino Jesus. Maria Santíssima é Mãe de Jesus. Jesus é Deus, portanto ela é Mãe de Deus. Não Mãe da divindade, evidentemente, mas Mãe de Jesus que é Deus. É um mistério que nos ultrapassa. Cabe a nós ter a mesma atitude de Maria: guardar tudo no coração e meditar, a fim de aprender, pois, como Maria e José, queremos fazer a vontade de Deus.

Aí está o segredo da santidade: ouvir ou ler a Palavra de Deus e meditar sobre ela a fim de trazê-la para o nosso coração e depois ela sair pelas nossas mãos, pés, palavras e atos, produzindo frutos e enchendo o mundo de luz, como foi o nascimento de Jesus.

Em seguida, o Evangelho fala: "Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido". Tudo em obediência a Deus. O casal cumpria direitinho os seus deveres religiosos. Verdadeiro modelo para nós. "Se alguém guarda a minha palavra, nunca verá a morte" (Jo 8,51). Quer dizer, viverá eternamente com Deus.

A palavra Jesus significa "Deus salva", ou "Salvador". Nós colocamos o nome nas crianças no dia do seu batizado. Levamos e nenezinho para a igreja e o apresentamos a Deus, como Maria e José fizeram com Jesus. É muito bom, a exemplo de Maria e José, colocar nas crianças um nome que expressa o que queremos que ela seja no futuro. Nós cristãos sempre veneramos o nosso santo onomástico, isto é, o santo que tem o nosso nome.

E hoje é o Dia Mundial da Paz. Paz é a tranqüilidade da ordem. Para o mundo pecador, paz é ausência de guerra, mesmo que seja pela força. Assim, paradoxalmente, a paz é o grande anseio da humanidade e é a ausência mais sentida na história dos povos. A paz cristã se apóia no tripé: verdade, justiça e perdão.

Destroem a paz: a violência, a agressividade, a exploração do outro... Como é triste ver crianças ganharem, até no Natal, armas de brinquedo e ficar apontando para os coleguinhas. Como é triste ver nos filmes pessoas matando outras, e ver nos jogos infantis eletrônicos a própria criança matando virtualmente. São os caminhos mais seguros para destruir o anseio de paz que Deus colocou em nosso coração.

Certa vez, a polícia prendeu em flagrante um criminoso, que tinha acabado de cometer um crime horrível. Dois homens assistiram a cena e comentavam: "A solução é matar! Um homem desse não pode viver!"

Um pouquinho mais distante estavam duas mães, que também viram o crime. Elas tinham o terço na mão e rezavam pelo criminoso, para que se convertesse.

A grande contribuição de Maria Santíssima é que ela, como mãe, nos ensina a olhar as coisas com os olhos de mãe, isto é, a ter um olhar de misericórdia, que sabe ver o lado bom que todo ser humano tem, como criatura de Deus.

Que a Santa Mãe de Deus Maria, e São José, nos ajudem a imitá-los, fazendo em tudo a vontade de Deus, para que haja paz.

Encontraram Maria e José e o recém-nascido. E, oito dias depois, deram-lhe o nome de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário