BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de out. de 2011

“COM QUE PODEREI AINDA COMPARAR O REINO DE DEUS”? - Olívia Coutinho


 

Dia 25 de Outubro de 2011

 

Evangelho Lc 13,18-21

 

Por onde Jesus passava, Ele arrastava multidões!

Porém, conhecedor do coração de cada ser humano, Ele sabia que nem todos que estavam ao seu redor, tinham o coração aberto para acolher a sua mensagem! Junto com o povo simples, sedento de amor, de paz, de justiça, estavam  também aqueles, que queriam apenas confrontá-Lo!

Na sua infinita sabedoria, Jesus, no desejo de implantar o Reino dos céus aqui na terra, na sua pedagogia, aproveitava as simplicidades de pequenas realidades, vividas no cotidiano das pessoas mais simples, para anunciar o Seu  Reino, de modo que, só entenderia aqueles que de fato, estivessem com o coração aberto para acolher a proposta do Reino!

O jeito simples de Jesus nos apresentar o Reino dos céus, nos faz compreender que a grandiosidade do reino de Deus, se faz através do "pequeno"!

Se observarmos bem as coisas simples da vida, vamos perceber que elas estão sempre nos  surpreendendo, pois  Deus   transforma  o "pequeno"  em grande!

 Passamos grande parte de nossa vida correndo atrás de coisas grandes, com isso não enxergamos os valores presentes nas coisas simples, que muitas vezes desprezamos!  É  nas pequenas realidades do nosso dia a dia, que este Reino de amor se faz presente: pode ser no sorriso de uma criança, na palavra de uma mãe, no abraço de um amigo, no desabrochar de uma flor, no amanhecer de um novo dia...

As coisas grandes nos fascinam, mas são nas coisas pequenas do nosso cotidiano, que estão escondidos os grandes valores que deveriam nortear a nossa vida!

Quem não observa as coisas simples, tem dificuldades para entender as comparações que Jesus costumava fazer sobre o Reino de Deus!

Enquanto ficamos na expectativa de grandes momentos de emoções para sentir a presença do Reino dos céus, perdemos a oportunidade  de vivenciá-lo na simplicidade do nosso dia a dia, na família, na comunidade, em todos os lugares onde o amor e a justiça se fazem presente!

Através das parábolas, Jesus nos fala da grandiosidade deste Reino de amor, de justiça e de paz, comparando-o com as coisas simples presente no cotidiano dos pequenos!

Era assim que Jesus confundia os doutores da lei, que não tinham contato com essas coisas simples, como, o plantio das sementes, o preparar da massa do pão...

O anúncio deste reino só encontra resposta nos que se fazem pequenos, nos que se esvaziam de si mesmo, para se tornar dependente da graça divina!

Uma semente por menor que seja, quando lançada na terra, germina cresce, produz frutos, assim também acontece com o  Reino de Deus, uma pequena palavra de vida, quando acolhida no coração humano, pode crescer expandir e produzir muitos frutos!

O evangelho de hoje, coloca diante dos nossos olhos uma das mais belas características, próprias do Reino dos céus; Ele é algo que cresce lentamente, como uma pequena semente, ou uma porção de fermento.

Quem quiser realmente encontrar o Reino de Deus, deve buscá-lo na simplicidade das pequenas coisas!

O Reino de Deus é algo que cresce à mediada em que vamos compreendendo a sua dinâmica!

 

Olívia Coutinho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário