BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

24 de out. de 2011

“A porta da conversão” – Claudinei M. Oliveira

       

Quarta - feira, 26 de Outubro de 2011.

                                     

Evangelho –  Lc  13,22-30
 

            O evangelista Lucas sente-se incomodado com a situação de sua comunidade. Os ensinamentos de Jesus parecem cair no vazio. O povo quer a salvação. Todos almejam o Reino de Deus, mas como fazer para chegar ao Pai? Não basta rezar o dia todo ou falar para outros que ora por longo período  sem cessar  com a intenção de salvar sua alma, mas é preciso viver a nova do Reino.

 

            Jesus caminhava para Jerusalém. No caminho fazia pregações e animava aqueles que sentiam desanimados. Jesus não perdia tempo. Sabia que todo tempo para  cativar as pessoas era proveitoso. Tanto é que seus discursos arregimentavam multidões. De repente um homem perguntou para Jesus:  Senhor, são poucos os que vão ser salvos?  Esta indagação soava estranhamente, pois o que muitos viviam na realidade não batia com o projeto anunciado por Jesus. Os fariseus e doutores das leis tinham outro plano de salvação. Sempre extorquia o povo pobre. Mas Jesus pregava a unidade. Jesus não pregava a discórdia e nem o aproveitamento para o enriquecimento. Logo, os seguidores conseguiram perceber a contradição entre o anúncio do Mestre Jesus com as práticas dos sacerdotes  dos Templos de Jerusalém.  Mesmo assim Jesus respondeu: Façam tudo para entrar pela porta estreita. Pois eu afirmo a vocês que muitos vão querer entrar, mas não poderão. 

 

            A resposta de Jesus foi dada. Claro que muitos que anunciaram a palavra de Deus não vão conseguir entrar no reino dos céus, pois a porta é estreita. Mesmo sendo estreita, não está fechada. Todos têm acesso. Para tanto, seria necessária a conversão. Não adianta pregar o reino se as palavras saem da boca para fora. Elas precisam sair do coração. As palavras ditas devem ser vividas com toda tenacidade. 

 

            O Reino de Deus não é ilusão. O Reino de Deus é uma realidade. Mas para participar desta realidade é necessário praticar a justiça. É preciso viver a equidade. É preciso seguir o caminho da mansidão e da paz serenamente com os irmãos para alcançar a eternidade.

 

            O convite feito para os homens do poder religioso de Jerusalém  também se estende a nós.  Apesar de serem anunciadas num contexto diferente de nossa época, as práticas da justiça continuam necessitando de novos motivadores e/ou novos impulsos. Hoje o homem precisa de mais prática do que oração sem ação. Sem envolver por completo na ação libertadora de Jesus não vamos conseguir bater na porta da salvação e abri-la. Como Jesus disse:Então vocês ficarão do lado de fora, batendo na porta e dizendo: "Senhor, nos deixe entrar!" E ele responderá: "Não sei de onde são vocês." Aí vocês dirão: "Nós comemos e bebemos com o senhor. O senhor ensinou na nossa cidade." Mas ele responderá: "Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal."

                  

                    Queremos participar deste reino, mas, para tanto, primeiramente precisamos converter do egoísmo, do pecado, do orgulho, da inveja e de todos os males que aniquilam o ser humano em prol do satanás. Queremos sim, viver a plenitude da vida para caminhar na porta estreita da conversão  afim de encontrar com o Pai. Que assim seja diante de nosso poderoso Deus. Amém!



-- 

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário