BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

21 de out. de 2011

Não convém que um profeta morra fora de Jerusalém-Missionários Claretianos

 

 

Quinta-feira, 27 de outubro de 2011

30ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Abano de Wexford (abade), Abraão de Manufe (eremita), Capitolina e Eroteis (mártires), Colmano de Senboth-Fola (abade), Ciríaco de Constantinopla (bispo), Desidério de Auxerre (bispo), Florêncio de Burgúndia (mártir), Frumêncio (apóstolo da Etiópia), Gaudioso de Nápolis (bispo), Namácio de Clermont (bispo), Odrano de Iona (abade), Vicente, Sabina e Cristeta (mártires).

Primeira leitura: Romanos 8, 31b-39
Nenhuma criatura será capaz de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor. 
Salmo responsorial: Sl 108 (109), 21-22. 26-27. 30-31 (R/. 26b)
Salvai-me, Senhor, segundo a vossa bondade!
Evangelho: Lucas 13, 31-35
Não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.

Se Deus nos ama, se Deus está conosco, tudo mais será conseqüência. Paulo faz uma enumeração marcadamente retórica. Sem dúvida, faz eco das expressões astrológicas empregadas em seu tempo e evoca uma série de forças que os antigos julgavam mais ou menos inimigas do homem, por isso as expressões não devem ser tomadas como uma descrição detalhada do mundo sobrenatural.

Paulo queria simplesmente ressaltar que não há nada capaz de nos separar de Cristo. Jesus, no evangelho nos mostra que não tem medo dos grandes do mundo. Caminha até Jerusalém para enfrentar a morte e assim cumprir o plano de Deus, já que sua mensagem também será rejeitada como a dos demais profetas.

O Templo será destruído, mas antes Jesus deverá fazer sua entrada triunfal em Jerusalém. Ternamente, Jesus mostra como cuidará e protegerá seu povo, como a galinha a seus pintinhos. O povo estava só, abandonado, rodeado de injustiça e opressão, de mentira e maldição; Ele, no entanto, os ensina e protege.

Hoje, o evangelho nos convida a agir com coerência. É precisão atenção para entender que Deus é parceiro e sempre defende os mais necessitados.

 

Missionários Claretianos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário