Segunda-feira, 24 de outubro de 2011
30ª Semana do Tempo Comum
Santo Antônio Maria Claret, Bispo (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Evergísio de Colônia (bispo, mártir), Félix, Sétimo, Fortunato e Arécio (mártires de Thibiuca), Martinho de Monte Mássico (monge).
Primeira leitura: Romanos 8,12-17
Recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá - ó Pai!
Salmo responsorial: Sl 67 (68), 2 e 4. 6-7ab. 20-21 (R/. 21a)
Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador!
Evangelho: Lucas 13,10-17Esta filha de Abrãao, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?
A importância que os judeus davam ao cumprimento dos preceitos era constantemente "carga pesada". Quando Jesus ensinava ou realizava sinais em favor de determinadas pessoas, eram um chamado urgente à vida, um verdadeiro resgate do ser humano.
Esse ser que se mostra enfermo, marginalizado ou encurvado frente à vida é que deve ser transformado em pessoa e ter de volta sua dignidade de criatura de Deus. A repreensão de Jesus ao chefe da sinagoga é forte. Jesus usa expressões pesadas, isto faz com que ele se sinta confuso por seu cumprimento superficial da Lei.
Jesus nos lembra que não devemos nos esmerar em cumprir a "letra" da Lei, mas cumprir seu "espírito". É mais importante ser pessoa e do que parecer ser. Nossa missão é colaborar na construção do reinado de Deus partindo do nosso coração.
Jesus nos mostra como é importante sair da escravidão espiritual que com freqüência vivemos e sermos capazes de nos endireitar para poder olhar Deus de frente. Santo Antonio Maria Claret, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário