BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de out. de 2011

Não vim trazer a paz, mas a divisão. - Padre Queiroz

Quinta-feira,  20/10/2011

Lc 12,49-53

 


Neste Evangelho, Jesus usa dois sentidos contrários da palavra paz: a do mundo e a de Cristo. Se a nossa convivência com o mundo pecador é só "de paz", é de se perguntar que paz é essa?

"Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra?" Jesus usa a palavra "paz" no sentido que o mundo pecador dá, que é uma aparente tranqüilidade da ordem, mas em cima da injustiça e baseada na força. Essa paz ele veio destruir. Como disse um padre, no final da Missa: "Ide em paz e que a paz de Cristo nunca vos deixe em paz". O mundo vive em tensão, fruto do conflito entre os dois senhores que querem dominá-lo: Deus e o capeta. E nós somos embaixadores de Cristo no nosso ambiente. "Vim trazer a divisão: pai contra filho, mãe contra filha, sogra contra nora..." A afirmação é chocante, mas é real, e a vemos todos os dias ao nosso redor. Queremos a união dentro de casa, mas não podemos abrir mão do testemunho, e é este que causa a divisão. A nossa firmeza na fé gera, muitas vezes, perseguição. A prática do Evangelho não nos conduz a um paraíso terrestre.

"Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!" Jesus se refere à sua paixão e morte, em que foi mergulhado (batizado) na dor, e venceu, nos salvando a todos. Um metal incandescente, quando é mergulhado na água fria, faz barulho e espirra água para todo lado. É o choque causado pelo encontro do Reino de Deus com o reino da Besta Fera (Apocalipse). Jesus será o primeiro a ser batizado, isto é, mergulhado nesse fogo. A parte dele foi bem feita. Resta a nossa.

"Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso." Jesus compara a Vida Nova trazida por ele com o fogo. É o fogo que queima o que é "velho" ou errado em nós; é o fogo do Amor, derramado em nossos corações. Esse fogo vai aos poucos incendiando o mundo e fazendo nascer o Reino de Deus. Ele suscita perseguição, divisões e faz até derramar sangue. Mas o incêndio é implacável. Somos portadores do seu fogo. Ao ver a nossa lentidão, Jesus fica inquieto: "como gostaria que (esse fogo) já estivesse aceso!"

Após o fogo, surgem das cinzas plantas vicejantes. É o que acontece quando nos deixamos incendiar pelo fogo de Deus.

Antes de batizar Jesus, João Batista falou para o povo: "Eu vos batizo com água. Mas virá aquele que é mais forte do que eu... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Lc 3,16). No dia de Pentecostes, o Espírito Santo veio sobre Maria e os Apóstolos em forma de chamas de fogo (At 2,3). O Espírito Santo nos dá, no batismo, o dom do amor, que é semelhante ao fogo.

O que nos impulsiona a evitar o mal e fazer o bem não é, em primeiro lugar, um mandamento, o medo de castigo, ou busca da glória no Céu. O cristão é estimulado pelo Espírito Santo que age dentro dele ou dela como um fogo.

O amor arde no peito, queima e não deixa a pessoa parada. Impulsiona-a fortemente para a ação e para o testemunho. O Profeta Jeremias dizia: "Tenho de gritar, tenho de arriscar. Ai de mim se não o faço! Como escapar de ti? Como calar, se tua voz arde em meu peito?"

Os inimigos de Deus logo percebem e tentam apagar esse fogo, mas não conseguem. Como diz Jo 1,5: As trevas tentaram apagar a luz, mas não conseguiram.

Na morte de Jesus, os inimigos dele pensaram: "Agora apagamos". Mas que nada! O fogo estava aceso no coração dos discípulos, e agora era impossível apagá-lo. Apagam aqui, ele brota ali.

Os antigos perseguidores dos cristãos perceberam que, quanto mais os matavam, mais eles cresciam em número. Este fogo que Jesus trouxe é muito especial. Quando tentam apagá-lo, aí que ele cresce.

Por isso que Jesus falou: "Não tenhas medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar-vos o Reino" (Lc 12,32).

Agora, uma coisa é certa: Ninguém consegue acender fogo apenas falando de fogo. Imagine se alguém pega um punhado de palhas bem sequinhas, coloca-as no sol quente e ainda joga gasolina. Depois começa a falar, com todos os recursos da oratória, sobre fogo. Não adianta nada. Mas se a pessoa chega com uma pequena chama, tipo palito de fósforo, já é o suficiente para incendiar tudo.

O mesmo acontece com o fogo do amor que Jesus veio trazer. Precisamos tê-lo, ao menos um pouquinho dentro de nós, a fim de que ele possa passar para os outros, multiplicar-se e incendiar o mundo.

Quem participa da Comunidade cristã, já tem esse fogo. Por isso que a ação das Comunidades é implacável.

"O zelo por tua casa me devora" (Sl 69,10). Esse zelo é como fogo dentro de nós.

Jesus, quando estava pregado na cruz, disse: "Tenho sede". Ofereceram-lhe um líquido mas ele não quis. Não era sede de água, mas de ver esse fogo incendiando e transformando.

Os santos eram inflamados por esse fogo. Queriam, a todo custo, incendiar o mundo. Alguns deram a vida por essa causa. É preciso muita garra para atear fogo. É o fogo que nos tira de casa no domingo e nos leva para a Missa. É o fogo que sustenta os casais unidos. O amor de Cristo é maior que o amor humano.

Jesus não tinha nem onde reclinar a cabeça, mas passou a vida fazendo o bem e era feliz. E antes de subir para o Céu ele disse: "Como o Pai me enviou, eu vos envio. Recebei o Espírito Santo".

O padre, a freira, todos os batizados são incendiados por esse fogo, e querem passá-lo para os outros.

Certa vez, um grupo de jovens resolveram botar fogo numa cidade. Eles se espalharam, cada um com uma chama e começaram a incendiar. Logo que o fogo se alastrou, vieram os bombeiros. Mas estava difícil porque os bombeiros recebiam telefonema de todos os cantos da cidade. E mais: quando apagavam o fogo em um lugar, logo que saíam o fogo reacendia. Assim, não houve jeito, e a cidade foi incendiada. Esses jovens estão convidando você para fazer parte do grupo deles.

"Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe: Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição – e a ti, uma espada traspassará tua alma! – e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações" (Lc 2,34-35). Maria carregava em seu coração o fogo trazido por seu Filho. Esposa do Espírito Santo, rogai por nós!

Não vim trazer a paz, mas a divisão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário