Sábado, 22 de outubro de 2011
29ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Abércio (bispo de Gerápole na Frigia), Alexandre (bispo), Héraclio e seus Companheiros (mártires), Donato de Fiesole (bispo), Filipe de Fermo (bispo, mártir), Filipe de Heracléia (bispo), Hermes, Eusébio e Severo (mártires), Maria Salomé (esposa de Zebedeu, mãe dos apóstolos João e Tiago Maior), Nunilo e sua irmã Alódia (mártires de Barbastro), Verecundo de Verona (bispo), Wendel de Trèves (eremita).
Primeira leitura: Romanos 8, 1-11
O Espírito daqueòe que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós.
Salmo responsorial: Sl 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R/. cf. 6)
É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
Evangelho: Lucas 13, 1-9
Se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.
Jesus explicava, com a maior clareza possível, qual era o pensamento de Deus, que se projetava à humanidade através de si mesmo. E o faz através de parábolas. A parábola da figueira que não deu fruto, tem a intenção de mostrar a nós mesmos, comparando-nos com uma figueira que se depara com a opção de produzir ou não fruto, de proclamar ou não o Reino de Deus.
Nossa missão é justamente proclamar a presença do reinado de Deus. O que nos afasta dessa missão é tudo aquilo que vai contra o que Jesus nos ensinou: a presença do pecado, do egoísmo, da cultura da morte, da falta de respeito pela própria vida e pela vida alheia. Tudo isso, porém, é produto da nossa liberdade, sempre respeitada por Deus.
O que é mais interessante em nossa vida é que essa situação pode e deve ser transformada, aproveitando as constantes oportunidades que o próprio Deus nos oferece para reverter o mal e para produzir bons frutos. Para isso, temos que ter claro a capacidade que temos de fazer o bem, que é o que Deus nos pede, para que ajudemos na construção de seu Reino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário