Sábado, 29 de Outubro de 2011.
Evangelho – Lc 14,1.7-11
No Evangelho de hoje Lucas mostra para sua comunidade que não basta querer ser o primeiro da fila, porém é preciso ter humildade para colocar-se diante do Senhor.
Os fariseus vangloriavam-se das ostentações que possuíam. Mostravam-se maior do que os outros e jamais igualavam diante dos pequenos. Os melhores lugares nos templos estavam reservados para esta classe famigerada, deixando os despossuídos nos últimos assentos e sem visão para o altar. Jesus atentou-se para está realidade. Observava atentamente que até para sentar-se à mesa na refeição, o melhor assento era disputado.
Mas por que Jesus exemplificou a cena do lugar privilegiado com o convidado à cerimônia de casamento. Caso sentasse na primeira fila poderia correr o risco de ser impedido, pois já estava reservada a alguém especial, melhor seria sentar-se no fundo para não correr o risco de ser execrado diante da assembléia.
A mensagem de Jesus é impar. Não precisa correr para ser o primeiro em tudo. Deixa as coisas acontecer. Não precisa se auto-exaltar, mostrar que é o melhor, que é poderoso. Não precisa humilhar as pessoas de menos posses e nem massacrá-las. Para tanto, pede a observância de que o Reino dos Céus já esta preparado para os pequenos e para os pobres.
Isto mesmo. O Reino da justiça não é medido pela riqueza e nem pelo orgulho, mas pela quantidade de amor disponível, pelas atitudes de renovação, pelas ações concretas de acolhimento e pela fé expressada no Cristo Ressuscitado. Contudo, os únicos que possuem estas características são os pobres e os massacrados pelo poder. Eles já garantiram sua permanência junto ao Pai. Eles já sofreram muito e demonstraram a fé no Deus vivo e presente.
Diante de nossa realidade ainda encontramos pessoas que engrandecem ao ponto de exterminar o irmão, seja em palavras, gestos ou ações. Criam dentro de si a prepotência de elevar-se acima de todos. Esquecem-se de que nosso Pai deixou um legado através de seu filho da boa equidade com os mais necessitados. Acontece que ainda não leu na Sagrada Escritura esta frase: quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.
Portanto, o reino do céu pertence àqueles que se humilham para fazer chegar a palavra de Deus que liberta. Somente os homens e mulheres de poucas posses que sofreram muito nas mãos das raposas têm seus lugares reservados. Deixamos a arrogância de lado e sejamos um dentre os convidados para a grande festa no Céu. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado. Amém!
--
Claudinei M. de Oliveira
Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário