Terça-feira, 25 de outubro de 2011
Santo Antonio de Sant'Ana Galvão (Memória)
Outros Santos do Dia: Crisanto e Dária (mártires de Roma), Crispino e Crispiniano (mártires de Soissons), Dulcardo de Micy (eremita), Fronto (primeiro bispo de Périgueux), Fronto de Maine (eremita), Fruto, Valentina e Graça (irmãos de Segóvia), Gaudêncio da Bréscia (bispo), Hilário de Mende (bispo), Hildemarca de Fécamp (abadessa), Lupo de Bayeux (bispo), Marcelino, Cláudio, Quirino e Antonino (mártires de Roma), Martírio e Marciano (mártires de Constantinopla), Miniato de Florença (mártir), Proto e Januário (mártires de Porto Torres), Tabita ou Dorcas (viúva, personagem do Novo Testamento), Teodósio, Lúcio, Marcos, Pedro, quarenta e seis soldados e seus cento e vinte e um companheiros (mártires de Roma).
Primeira leitura: Romanos 8,18-25
Toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus.
Salmo Responsorial: Sl 125 (126), 1-2ab. 2cd-3. 4-5. 6 (R/. 3a)
Maravilhas fez conosco o Senhor!
Evangelho: Lucas 13,18-21
A semente cresce e torna-se uma grande árvore.
Na primeira leitura, Paulo mostra a dificuldade para obter a vida nova de ressuscitados com Cristo; ainda que a dificuldade seja real, não é insuperável. Nossa esperança tem sólidos apoios nas primícias do Espírito. O Senhor faz grandes coisas por nosso intermédio.
Como resposta Ele nos pede apenas que façamos brotar a semente da fé em nós, mesmo que seja menor ou a mais insignificante. Esta consciência que Jesus pede, ocorre logo após ter feito um longo percurso evangelizador, onde viveu a rejeição e o desprezo.
Ele se convenceu de que este assunto não é de multidões. O Reino de Jesus deve começar pelo menor, pelo imperceptível, e esse processo é aplicável não somente às pessoas, mas também a situações e pequenos acontecimentos.
O reino deve ser construído com aqueles que não contam, com aqueles que a sociedade e o sistema excluem. Nosso chamado é para acolher aqueles que não têm onde se proteger. Devemos ser como aquele primeira comunidade cristã, livre do poder, livre de orgulhos e aberta a proteger aqueles que nada têm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário