BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

18 de out. de 2011

“Jesus veio para dividir” – Claudinei M. Oliveira


       

Quinta - feira, 20 de Outubro de 2011.

                                     

Evangelho –   Lc   12, 49-53

 

            No Evangelho de hoje Lucas apresenta para sua comunidade um Jesus exaltado. Ao contrário do que se pregava Ele não trouxe a paz para o mundo, mas a divisão.  Pois chegará um momento em que o conflito baterá até nas famílias: Os pais vão ficar contra os filhos, e os filhos, contra os pais. As mães vão ficar contra as filhas, e as filhas, contra as mães. As sogras vão ficar contra as noras, e as noras, contra as sogras. Perguntamos: qual é a divisão que Jesus alocou no meio do povo? Qual o objetivo da contradição entre o povo para a construção do Reino da  justiça?

 

            Lucas ao apresentar estas idéias para a comunidade já estava sentindo a divisão. O povo não estava chegando a um acordo quanto a doutrina a seguir: seguiremos os ensinamentos dos cristãos dos antepassados ou seguiremos a cultural dos fariseus e dos doutores da Lei? Não tinha como seguir as duas doutrinas. Era necessário escolher uma. Pois, a mensagem dos cristãos seguidores de Jesus almejava a liberdade, transformação pessoal, novo rumo de vida, mais acolhimento e humildade para com os pobres; enquanto o projeto dos fariseus sobrepunha a arrogância, o descontrole, a opressão  e as mazelas sociais. Neste contexto é que alguém vai tomar partido quanto a doutrina à seguir e com certeza acarretará discórdia.

 

            Lucas ainda relata o desejo ardente de Jesus de ser batizado. O batismo vai fortalecer com o fogo do Espírito para continuar a missão de Jesus. Ele não tinha a necessidade de ser batizado. Ao ser batizado exemplifica para os novos cristãos  o seu testemunho de fé e cumplicidade para com o projeto de vida. A chama acessa no batismo deverá clarear o caminhar do cristão, evitando a surpresa desagradável que poderá encontrar.  

 

            Mas quem toma partido pelo ensinamento da vida  será fortalecido naquele que amou seu irmão e deu a vida por ele. O exemplo deixado para ser espelhado aproximará ainda mais do Reino, porque são exemplos de superação do mal. Jesus ao ser tentado pelo satanás  ou pelos homens poderosos não baixou a cabeça em sinal de obediência. Ele tenazmente erigiu sua voz e fez valer sua proposta, mesmo sendo morto por elas, mas não desanimou. Este é um legado exemplificado na pessoa forte do Mestre. Ele é a luz acessa no batismo que devemos buscar.

 

            Caros leitores e apaixonados por Jesus misericordioso e justo. Quantas famílias sofrem por não comungar a mesma força divina? Quantas famílias esfacelam e não se reúnem por criar divisão quanto ao seguimento do Santo Evangelho? Ainda não perceberam que o Deus que buscam é o mesmo; que a doutrina que seguem revela o mesmo Deus; que a salvação que tanto é cultivada é a mesma; mas então, porque tanta divisão quanto ao seguimento de Jesus? Portanto, o povo de Deus não pode ser execrado como fora no passado pelos poderosos. O povo de Deus deve ser livre  na mesma fé e no mesmo amor de nosso Pai Salvador. A divisão só é permitida se o mal queira prevalecer. Assim a turma do bem, ou o povo de Deus, deve reunir para se proteger. Banir o mal para receber o batismo de Jesus. Que assim seja nossa força e  vontade de seguir Jesus. Amém!


-- 

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário