Sexta-feira, 21 de outubro de 2011
29ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Ágato do Egito (abade, eremita), Astério de Ostia (mártir), Bertoldo de Parma (monge), Celina de Laon (mãe de familia), Condede da Normandia (eremita), Dácio, Zótico, Caio e Companheiros (mártires da Nicomédia), Finiano de Taghmon (abade), Gaspar de Búfalo (presbítero, fundador), Gebizo de Monte Cassino (monge), Guilherme della Torre (bispo de Como), Hilarião de Gaza (abade), Hugo de Ambronay (abade), Inácio de Laconi (franciscano), Malco de Chalcis (eremita), Mauronto de Marselha (monge, bispo), Tuda de Lindisfarne (bispo), Úrsula e as 11.000 Virgens de Colônia, Viator de Lião (eremita).
Primeira leitura: Romanos 7,18-25a
Quem me libertará deste corpo de morte?
Salmo Responsorial: Sl 118 (119), 66. 68. 76. 77. 93. 94 (R/. 68b)
Ensinai-me a fazer vossa vontade.
Evangelho: Lucas 12,54-59
Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?
Em muitas partes do Evangelho, Jesus repreende duramente quem o escuta, por sua falta de fé, sua falta de confiança, por não se darem conta de sua presença divina. Jesus utiliza palavras duras, que poderiam produzir vergonha e raiva. Eles esperavam outra coisa desse homem que fala com autoridade de tantas coisas bonitas.
Para a geração de Jesus, e hoje não é diferente, a preocupação de muitos era buscar o bem-estar material, cumprir literalmente a Lei, porém sem contemplar a presença e atuação de Deus. Pessoas com esse pensamento de vida realizavam ações somente para cumprir a lei. Não havia preocupação com o tema da salvação e, menos ainda, com a construção do reinado de Deus.
E, por isso, Jesus critica duramente e reprova quem sabe ver os sinais do céu e na terra, mas não consegue ver os sinais que Ele mostra por meio de suas palavras e de seu agir, sinais que vão muito além de um simples cumprimento da Lei. Para Jesus, a vida deve ir mais além de seus próprios desejos. O desafio é experimentar na vida a presença mesma do reinado de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário