28/10/2011: 6ª feira
"Jesus foi à montanha para orar" – Nancy
Lc 6,12-19
Naquele dia, conforme narração de S. Lucas, Jesus subira ao monte para orar, permanecendo a noite toda em oração. Essa era uma atitude permanente, constante do Mestre, sendo uma forma de sintonia perfeita com o Pai para restaurar as suas energias, esvaziando-se de si, colocando-se disponível para ouvir os pobres e oprimidos daquele tempo de Israel.
Por que teria Jesus subido ao monte, passando a noite toda rezando? O que de tão importante ele teria para falar com o Pai? – questionamos!
Pois sim, Jesus precisava fazer uma importante escolha: escolher os doze seguidores e anunciadores do seu projeto de amor. Era uma responsabilidade muito grande essa decisão, por isso ele precisava conversar e ouvir o Pai, pedir o discernimento e a unção do Espírito Santo sobre si para tomar a melhor decisão possível, escolhendo as pessoas certas, na hora certa e do jeito certo, como cantamos na igreja: "Dá-me a palavra certa, na hora certa e do jeito certo. E pra pessoa certa!"
Jesus escolheu os doze e denominou-os apóstolos. Apóstolos são pessoas enviadas para uma missão, assim como Jesus fizera com os doze escolhidos. Eram eles que dariam continuidade ao projeto do Reino de Deus, onde reinaria o amor e a justiça para todos.
Mas entre esses doze apóstolos, seguidores de Jesus, havia também um traidor, alguém que não guardara fidelidade às coisas aprendidas e praticadas no dia a dia com o Mestre.
Lucas narra também que Jesus, após momento intensivo de oração, descera do monte e, com o poder curativo que dele emanava (algo divino que provinha do Pai, digamos), curava e restabelecia a saúde física e espiritual dos irmãos necessitados.
Caros irmãos, Jesus também nos envia como seus missionários para que façamos tudo o que ele fez: curar, anunciar, expulsar demônios, aumentando os operários da messe. E nós, o que fazemos? Agimos como os apóstolos de Jesus, dando a vida pelos irmãos, vendo em cada um deles o próprio Jesus? Ou nos portamos como Judas Iscariotes – um traidor?
Que aprendamos com Maria, mãe de Jesus, a dizer o sim ao chamado do Senhor. Amém!
Abraços fraternos!
Nancy – professora
Nenhum comentário:
Postar um comentário