BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

31 de out. de 2011

“Somos convidados para a festa no Reino” – Claudinei M. Oliveira

       

Terça - feira, 01 de novembro de 2011.

                                     

Evangelho –  Lc    14,15-24

 

 

 

             Felizes os que irão sentar-se à mesa no Reino de Deus!  Todos são convidados para ceiar no melhor banquete, a festa será grande, pois o patrão faz  questão de servir as melhores guloseimas para agradar os convidados. O espaço é grande e, para tanto, a meta é abarrotar todo o ambiente.

 

            Aparece a surpresa. Os convidados de ponta, aqueles que cultuam o Deus Supremo, pregam e professam as Leis mosaístas, dão as costas para o convite. Inventam desculpas esfarrapadas e vão cuidar de suas vidas particulares, ou seja, de suas riquezas. Isto significa que deixaram na mão o dono da festa com uma desfeita invejável.

 

            Os convidados que recusaram o convite são os fariseus e os doutores das leis. Vejam que para fazer parte do Reino da Justiça que consola os filhos que sofrem para manter a dignidade é preciso estar de coração aberto e acessível para as palavras verdadeiras. Os fariseus e os inteligentes representavam diante da Sagrada Escritura. Tinham o coração duro, trancado para a misericórdia da justiça. Estudavam e compreendiam as lições dos livros Sagrados, mas só aproveitava  aquilo que lhes interessavam.

 

            O dono não desanima e quer que a festa aconteça. Para tanto os serviçais vão procurar os "marginalizados" que perambulam pelas ruas da cidade a pedido do Senhor. Como não realizar um banquete que já está preparado?  Como deixar estragar os alimentos já cozidos? Ademais, a festa duraria poucas horas. Sabia Ele que há muitos necessitados pelas vielas da vida que adorariam esbanjar-se nas iguarias bem preparadas. Entretanto, segundo os empregados, os convidados da cidade não são suficientes para encher todo o salão. Receberam, então, a ordem do patrão de sair pelas estradas, distantes da cidade para completar o salão.

 

            Todavia, qual a mensagem dada por Jesus aos presentes à mesa? Por que Jesus resolveu contar a história do banquete que foi recusado pelos nobres da cidade?  Qual o significado do banquete oferecido por um Nobre Homem?

 

            Na verdade Jesus estava falando dos poderosos da cidade de Jerusalém. Eles com suas arrogâncias e volúpias consumiam as vitalidades do povo. Mas com esta prática dificilmente chegaria à festa do Reino que Deus estava preparando.

 

            O Reino estava sendo construído para aqueles que dispõem da simplicidade  e da humildade. Por isso foram chamados os marginalizados da cidade, porém não parou por ai, foram chamados também os cristãos distante da Palestina, ou seja, todos as pessoas do mundo inteiro são convidados para ocupar o seu lugar na festa do Nosso Senhor. 

 

            Como escreveu o Pe. João Carlos numa bela canção: me leva pro Reino que Deus preparou / me leva pra festa que já começou / me leva à terra dos filhos de Deus / me leva. Mas para chegarmos à festa do Reino e participar da grande solenidade é preciso entregar de corpo e alma no seu projeto de vida. Jesus pediu para preocupar primeiramente com a fé e com o Criador, depois com as futilidades da vida. Às vezes, preocupamos demasiadamente com situações corriqueiras, dando valor singular,  colocando em primeiro plano circunstância nada primária com a coisa de Deus, esquecemos do principal: o amor com o dono da festa, o amor de nosso Deus.

 

            Portanto, somos convidados para a grande festa  no Reino. Temos um convite especial.  A decisão de ir  ou não para a festa está em nossas mãos. Já temos o exemplo dos homens ricos de Jerusalém e, com certeza, percebemos que é um mal negócio. Em contra partida os marginalizados, os excluídos, os abandonados, os famintos, os coxos, os "sem nada" foram a festa. E nós, vamos ou não? A decisão é sua! Amém!


-- 

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário