BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de out. de 2011

“Maria ouvia atentamente Jesus” – Claudinei M. Oliveira

       

Terça - feira, 04 de Outubro de 2011.

                                     

Evangelho   Lc  10,38-42

 

 

            O evangelista Lucas mostra um Jesus atento aos serviços das pessoas. Na visita a Betânia, cidade na qual moravam Marta e Maria, conversava longamente com Maria. O evangelista não relata o teor do diálogo, mas assegura que Jesus sempre se voltava para a ordem do amor, da boa convivência, da mística da oração.  Maria ouvia pacientemente os ensinamentos, pois tinha paixão por aquele Homem que falava bem e suas palavras penetravam a alma.

 

            Maria simboliza a espera. Simboliza a igreja peregrina que acolher e preserva o bem entre as pessoas. Maria simboliza a pureza e o encanto da igreja que escuta o clamor do seu povo e este povo também ouve destemidamente o seu Mestre.  Aos pés de Jesus, seu tempo está voltado para encher-se do Espírito renovador, abastecer-se da vigorosidade de alguém que sabe cativar e ensinar o bem para ultrapassar barreiras. Maria é o amor que une o céu e a terra no laço da escuta e acomodação.

 

            Marta é espirituosa. Quer fazer tudo ao mesmo tempo. Vai a labuta da cozinha, os afazeres de casa e ouve Jesus, seu visitante. Reclama de Maria. Ela está trabalhando sozinha e sua irmã sem fazer nada. Jesus adverte Marta,          Maria escolheu a melhor parte, enquanto Marta não tinha tempo para dar ouvidos a Jesus.

 

            Marta simboliza amargura. Simboliza o dia-a-dia corriqueiro sem tempo para ouvir e vivenciar palavras de transformação. Marta vive para o mundo e aceita ser explorada para atender as necessidades do mercado, do trabalho, da vida corrida. Marta vive angustiada, sem amor no coração. Marta... se continuar assim, vai conhecer as trevas, a escuridão, o caminho do mal.

 

            A escuta é fundamental para quem quer alcançar a salvação e o amor de Deus. Para estar ao lado de Deus nos fins dos tempos é preciso começar a ouvir o ensinamento das Escrituras. Atentar para o chamado do Pai e colocar a disposição para o trabalho na messe. A glória de Deus estará nas mãos e nas ações dos cristãos quando aprenderem a poupar um tempinho do dia-a-dia para rezar, agradecer, visitar e ajudar quem quer que seja. Se esgotar todo o tempo com trabalho exigente do mundo moderno, o amor glorificado no Deus vivo e transformador dificilmente aparecerá nas ações do cotidiano. Ficamos sem tempo para Deus e colocamos o mundo terreno em primeiro plano, mas longe do Pai celestial.

 

            Contudo, aprendemos com Maria a ouvir as palavras dos profetas. Aceitamos cordialmente as vicissitudes do Santo Evangelho e coloquemos em prática todo amor que recebemos por intermédio de Filho de Deus. Amamos nossa igreja peregrina e amorosa com seu povo, o povo de Deus. Amém!


-- 

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário