Segunda-Feira 03 de outubro
Evangelho: Lucas 10, 25-37
Iniciamos o mês missionário, e Jesus neste Evangelho nos convida a sermos missionários do amor. Ao doutor da lei que quer saber dele o que é preciso fazer para possuir a vida eterna, Ele conta a parábola do bom samaritano.
O doutor da lei que interrogou Jesus a respeito da vida eterna já sabia o que era preciso para possuí-la. Entendia como teólogo que para possuir a vida eterna a única via é o amor total a Deus e ao próximo. Jesus mostra a ele contando a parábola do bom samaritano que não basta saber é preciso colocar em pratica. Isto é; amar com gestos e atitudes e não somente com palavras. Só que para colocar este amor em pratica é preciso deixar de lado o preconceito de raça, religião, nação ou classe social.
O próximo é aquele que encontramos pelo caminho e que necessita de nossa acolhida, amizade, cuidado e tudo mais para que possa ter dignidade sem estabelecer limites ou condição.
É Jesus nosso Bom Samaritano que vem em nosso socorro quando estamos caídos à beira do caminho, machucados, e feridos por causa de nossos pecados. Ele se aproxima de nós nos acolhe, nos cura, cuida de nós sem exigir nada, sem impor condições. Apenas e tão somente nos ama e nos devolve a dignidade de filhos de Deus.
Muitas vezes agimos com nossos irmãos como o levita, como o sacerdote, mas Jesus nos diz: vai e faze tu a mesma coisa que fez o bom samaritano. Vai, ajuda teu irmão que está caído, ferido. Socorre-o e terás a vida eterna. Aprendamos de nosso mestre e Senhor a transformar nossa vida em gesto de bondade e amor para com todos que encontramos pelo caminho.
Em Cristo
Rita Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário