BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de jul. de 2010

Jesus é o Divino Semeador. A semente é a Sua Palavra, o terreno é o nosso coração. – Maria Regina




. A palavra de Deus é semeada dentro do nosso coração e dará frutos ou não dependendo da situação em que se encontra o nosso terreno. Não basta apenas ouvi-la, mas acolhe-la, apreende-la, digeri-la, para que ela seja vivenciada Estamos diante de duas realidades: de um lado o nosso coração e do outro o Coração de Jesus.

O meu e o teu coração são comparáveis aos quatro terrenos da história: “o terreno do caminho”, “o solo cheio de pedras”, “a terra cheia de espinheiros” e “o terreno lavrado e bom”. Jesus é o Divino Semeador. A semente é a Sua Palavra de bondade e de sabedoria. E os diversos terrenos são os nossos corações, os nossos espíritos, onde Ele semeia Seus ensinamentos, cheio de bondade para conosco.

Os frutos aparecem na medida em nós a compreendemos e damos testemunho da sua ação. Compreender a palavra é o primeiro estágio para que nós saibamos se o terreno está ou não preparado. No entanto, para que nós possamos compreendê-la é preciso que tenhamos uma alma simples e aberta, desejosa de realmente acolhe-la. O modo como damos resposta ao amor cuidadoso do Divino Mestre é que nos classifica espiritualmente, isto é, mostra que espécie de terreno existe em nossa alma. Cada coração humano é uma espécie de terra, um dos quatro solos da parábola.

Quando alguém ouve a palavra do Evangelho e não procura compreendê-la, nem lhe dá valor, aparecem as forças do mal e arrebatam o que foi semeado no seu coração, tais como os passarinhos comeram as sementes. E sabe de que modo? Fazendo com que a alma esqueça o que ouviu, dando outros pensamentos à pessoa, fazendo com que ela se desinteresse das coisas espirituais. E a alma fica indiferente aos ensinamentos divinos. O coração dessa pessoa é semelhante ao “terreno do caminho”, aonde a semente não chegou a penetrar. Voltamos à estaca zero e nada acontece.

O terreno duro e pedregoso não tem raiz, é superficial, é de momento, não se aprofunda e por qualquer motivo, na hora de sofrimento e provação se decepciona e não consegue acolher a graça e o consolo que a palavra produz. O terreno cheio de espinhos é o coração da pessoa em que as preocupações da vida, a ilusão da riqueza tiram-lhe o foco de Deus, pois ela está muito envolvida com as “coisas mundanas”.

Aquele , porém, que tem um coração disposto e submisso aos ensinamentos de Deus, pode ser considerado terreno bom para que a semente germine e dê muitos frutos. Isto posto, nós podemos deduzir que é a partir do nosso desejo de encontrar a Deus e da nossa abertura para acolher a semente é que nós poderemos compreender a Palavra e produzir frutos cem, sessenta ou trinta por um.

Meu irmão ,minha irmã,guardemos a humildade de coração e esforcemo-nos para sermos ,se ainda não somos , o bem terreno, que recebe os grãos de Luz do Divino Semeador e com isso darmos muitos frutos de sabedoria e bondade

Amém

Abraço carinhoso

MARIA REGINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário