BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

18 de jul. de 2010

Uma só carne - Pe. Virgílio, ssp

13 de agosto – Uma só carne

Evangelho - Mt 19,3-12

Moisés permitiu despedir a mulher,
por causa da dureza do vosso coração.

Quem comete adultério, peca duas vezes. O primeiro pecado é o da fornicação, do desrespeito da pessoa do outro ou da outra como templo do Espírito Santo, o que se constitui em profanação do sagrado, da propriedade divina pela consagração batismal. O segundo pecado é contra o vínculo matrimonial, é o rompimento de uma promessa que foi feita diante de Deus e da Igreja. E a causa de tão grave pecado encontra-se na dureza do próprio coração, que não é capaz de abrir-se à graça divina e aos verdadeiros valores e se torna escravo da luxúria, fazendo dela o verdadeiro deus da própria vida. (CNBB)

CASAMENTO E DIVÓRCIO (Evangelho: Marcos 10, 2-16)

Moisés cria a carta de divórcio por causa dos apredejamentos às mulheres infiéis. E dos casos de homens que despediam as mulheres , e quando elas se uniam a um outro homeme, ele a denunciava para ser apredejadas, a isso Misés chama de dureza de vossos corações.

o é muito frequente que o ho­mem e a mulher se amem em plenitude, se bem que a aspiração ao amor total e pleno seja quase sempre universal. É raro porque o verdadeiro sentido de nossa vida esno futuro, para onde caminha­mos, em busca de um amor que seja eterno,

Quando Jesus lembra aos fari­seus que "no princípio não era as­sim" e não existia divórcio ou sepa­rão, quer lembrar-nos que só ha­via uma exigência clara da palavra de Deus: que o homem e a mulher vivessem unidos no amor, num re­lacionamento de igualdade e de re­ciprocidade.

Não se tratava de cumprir uma lei ou um mandamento. Tratava-se de respeitar uma profecia. E a profecia era esta: "O homem não separe o que o amor uniu", mas ela e ele for­mem uma só carne.

Do ponto de vista do evangelho, divórcio não faz sentido. O evan­gelho entende que o amor é por si mesmo indissolúvel. E isso não por coação externa, e sim por escolha, por decisão espontânea dos dois.

Os vínculos que nunca rebentam são os que nascem da liberdade e se fundamentam na lei do amor, o qual postula esquecer a si mesmo e viver pelo outro. A esta altura, o que vale mesmo é o dom recíproco da vida pela vida.

A imagem de Cristo na cruz deve sugerir a medida do amor nupcial. Pois, quando falamos desse amor, queremos entender a entrega de si mesmo, como Cristo se entrega na cruz.

Esse é o amor no sentido evan­gélico e profético, como o próprio Jesus o entendeu. E eis por que o amor entre homem e mulher é "sa­cramento": porque é sinal daquele mistério profundo que levou o Filho de Deus a morrer numa cruz, fazen­do-se dom para a humanidade in­teira. Essa é a "profecia" do casa­mento.

Pe. Virgílio, ssp

Nenhum comentário:

Postar um comentário