BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de jul. de 2010

Comentário do prof. Fernando

SEGUNDA - 12 de julho - da 15ª semana do Tempo Comum

Comentário à 1ª Leitura - Is 1,10-17 Tirai a maldade de minha frente, aprendei a fazer o bem.

[Evangelho do dia: Não vim trazer a paz, mas sim a espada.Mateus 10,34 - 11,1 ]

Isaías, profeta desde 742 a.C. (no sábado passado lemos sobre a “visão” que o leva a aceitar a sua missão: a de falar em nome de Jahwé), levou uma vida marcada pela meditação constante diante dos reis e do povo. Ele refletia sobre as crises enfrentadas por seu país causadas por inimigos externos ou pelos autores da corrupção interna. As crises históricas desse século 8º a.C. eram para Isaías como “sinais dos tempos” que ele precisava interpretar através dos olhos da fé. Ele sabi que até dos males Deus sempre conduz para a gente encontrar um bem.

Isaías gostava de pregar um estilo de vida simples usando até imagens da vida rural onde se podia ser feliz sem luxo e sem acumular propriedades. Mas era um homem urbano e culto. Suas convicções teológicas eram marcadas pela profunda confiança em Deus e pela fé na promessa de que o reino da casa de Davi não teria fim. Mas saboa ser bem crítico quando via que esse ideal nacional não vinha acompanhado com responsabilidade pelos governantes. Também criticava o culto religioso se não havia prática da justiça e do direito na vida fora do templo.

O cap. 1 (tema de hoje) destaca os oráculos (mensagens proféticas) sobre o culto ou a liturgia então praticada. Anunciava que tudo isso não valia nada se houvesse violência no dia a dia. A liturgia só agrada ao Senhor se houver justiça. De nada serve freqüentar o templo (hoje dizemos freqüentar a igreja) oferecendo sacrifícios e enfeitando os altares sem haver o respeito e atenção aos “órfãos e viúvas” (naquele tempo esses eram os tipos mais conhecidos de gente que não tinha acesso ao direito). Diz o texto de hoje: antes de mais nada é preciso aprender a “fazer o bem” e “deixar de fazer o mal”. É a Palavra do Senhor dirigida ao povo. E – como no evangelho de hoje – não existe compromisso que não implique escolhas. Então, aprender a fazer o bem às vezes inclui dificuldades e “luta” (é a imagem da “espada” e: “paz”, no contexto, seria “vida mansa” sem conflito...

(prof.FernandoSM, Rio - fesomor2@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário