BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de jul. de 2010

O joio será queimado - Missionários Claretianos

Terça-feira, 27 de julho de 2010

17ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Antusa de Constantinopla (virgem), Arnaldo de Lião (bispo), Bertoldo de Garsten (abade), Celestino I (papa), Clemente de Ochrida (bispo), Eclésio de Ravena (bispo), Etério de Auxérre (bispo), Justina (virgem e mártir), Hugo de Lincoln (menino mártir), Natália e companheiros (mártires de Córdova), Pantaleão (médico e mártir), Raimundo Zanfoni (leigo), Simeão de Egee (diácono e estilita), Teobaldo de Marly (abade).

Primeira leitura: Jeremias 14, 17-22
Lembra-te, Senhor, não quebres a tua aliança conosco.
Salmo responsorial: 78, 8-9.11.13
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos!
Evangelho: Mateus 13, 36-43
Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos.

Quando Jesus se encontra com seus discípulos, eles pedem que lhes explique as parábolas. A explicação da parábola tem lugar em casa e, uma vez mais, Jesus assume o papel de mestre. A parábola afirma que o tempo do reino já chegou, que a ultima colheita se aproxima, mas não é chegada a hora do juízo final e que a preocupação em relação ao juízo não cabe aos discípulos.

Estes versículos não são uma explicação das parábolas. Trata-se, porém, de uma repetição delas, cujas explicações acentuam seu conteúdo. Isto é provado nas palavras finais. Se esses versículos tivessem explicado o sentido total das parábolas, o convite para que aquele que tenha ouvidos, ouça, estaria sobrando.

O mesmo ocorre com a parábola do semeador. A novidade principal destes versículos a respeito da parábola parece ser a seguinte: fica claro que a boa semente não é o reino mesmo, mas os “filhos do reino”.

Todas estas parábolas do evangelista Mateus precisam ser colocadas no contexto escatológico, quer dizer, do final dos tempos, no entanto, faz-se necessária uma atitude de atenção para descobrir tudo aquilo que se contrapõe ao reino.

Nem todos são capazes de acolher a nova mensagem, incluindo alguns que a rechaçam, por isso o discípulo muitas vezes tem que conviver com esta realidade adversa e se manter fiel.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário