BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

26 de jul. de 2010

Jesus e o jovem rico - Sal

16 DE AGOSTO – O JOVEM RICO

Evangelho - Mt 19,16-22

Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens,
e terás um tesouro no céu.

O jovem disse a Jesus: 'Tenho observado todas essas coisas.
O que ainda me falta?'

Eu, você ou qualquer um que se julgue um cristão de verdade, poderia fazer esta pergunta. O que ainda me falta? Eu confesso frequentemente, comungo diariamente, dou esmolas, não falto à missa, rezo diariamente, o que ainda me falta?

'Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.'

Esta foi a resposta de Jesus. Olha, tentar seguir Jesus até tentamos. Mais vender tudo o que temos é que fica “embassado”. Fala sério! Você venderia? Será que eu faria isso? Se me deparasse frente a frente com Jesus agora? Sinceramente, eu até poderia tomar a nobre decisão proposta pelo Mestre. Mas a minha família não iria concordar, com toda certeza. Já sei. Você deve estar pensando que sou um milionário! Que nada, moço! É que quando se mexe com a sobrevivência, tudo muda de figura. Quando eu estava estudando para ser padre, eu estava consciente de que deveria abdicar de todos os bens materiais. Hoje, por exemplo, depois de ter me casado e construído uma família, não posso decidir tudo sozinho de forma ditatorial.

Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.”

Prezados irmãos. O que importa hoje através deste ensinamento de Jesus, é entender a prioridade da caridade para a nossa salvação. Se não levarmos a sério esta virtude, estaremos condenados. Foi o que Jesus falou e repetiu de várias maneiras. Precisamos mudar a nossa maneira de pensar, nosso modo de agir com relação ao nosso irmão. Muitas vezes pensamos que os pecados mais graves são os pecados da carne. Não. Os pecados mais graves são aqueles relacionados a falta de caridade. Portanto, vamos tomar mais cuidado!

Sal

Conclusão:

Deus nos ama com amor eterno e, por isso, quer relacionar-se conosco. A partir disso, devemos perceber qual é o verdadeiro sentido da religião. O que caracteriza o verdadeiro cristão não é a mera observância dos mandamentos, mas a busca da perfeição que está no seguimento de Jesus, portanto no relacionamento com ele. Porém, existem valores deste mundo que se tornam obstáculo para este relacionamento, como é o caso dos bens materiais, que impediram o jovem de buscar livremente a vida eterna e a perfeição, através da caridade e do seguimento de Jesus, embora observasse todos os mandamentos.(CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário