16 de julho de 2010 - segunda-feira
Evangelho – (Mateus 12, 46-50)
Somos convidados a fazer parte da família de Jesus.
“Tua mãe e teus irmãos e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. Alguém diz a Jesus, enquanto ele ensinava às multidões. O que Jesus diz em seguida parece não conduzi com seus ensinamentos, poderíamos até pensar que naquele momento Ele teria tratado sua mãe com desprezo. “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” Como entender essa pergunta se Jesus nos diz: "Honra a teu Pai e a tua Mãe."
Mas podemos dizer também: eu me lembro já ouvi ou lindo no evangelho que a família de Jesus, não o apoiava em sua missão, vai ver foi por isso que ele fez essa pergunta.
Irmãos e irmãs, não é nada disso, não vamos interpretar ou compreender de forma incorreta o que diz Jesus. Sabemos que Jesus não perdia uma oportunidade para ensinar, para catequizar. Esse momento ele não perdeu também. Jesus aproveita esse momento para ensinar aquela multidão e nós, que do aquele que faz a vontade do Pai é seu irmão, sua irmã e sua mãe. Jesus nos ensina que não os laços sanguíneos que fará irmãos em Deus, mas sim fazer a vontade do Pai que está no céu. Assim somos todos irmãos. Irmãos que partilham, que se acolhem, que doam, que são solidários, irmãos que vivem o amor de Cristo, o amor que transforma a todos, a todos que cumprem a vontade do Pai, Jesus os chama de irmãos, sem distinção alguma.
Jesus não despreza e nem renuncia a sua família, principalmente sua mãe. Podemos lembrar também que antes de sua morte, na cruz, Jesus entrega sua mãe aos cuidados do discípulo que ele amava. E Maria companheira de seu Filho, guardava tudo em seu coração, para refletir e compreender o que seu Filho revelava. Maria sempre fez a vontade de Deus. Ela disse sim a Deus, para que nela fosse realizado a vontade a vontade de Deus, para a realização do Projeto de Salvação de Deus, e para que a humanidade formasse um a só família divina. O convite de hoje é para fazermos parte da família de Jesus. Que Maria seja nossa inspiração para darmos sim a este convite de hoje.
Oração
Pai, reforça os laços que me ligam aos meus irmãos e irmãs de fé, de forma a testemunhar que formamos uma grande família, cujo pai és tu.
Nossa Senhora do Carmo. Rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário