BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de jul. de 2010

Corazim e Betsaida - Maria Elian

13 de julho de 2010.

Evangelho – (Mateus 11, 20-24).

“Não nos enganemos a nós mesmos.”

Corazim e Betsaida, foram cidades onde Jesus fez várias pregações, e também onde realizou muitos milagres. E censura duramente estas cidades, porque receberam seus ensinamentos, e milagres, e não se converteram, não se arrependeram. Indiferentes e interesseiras continuaram como cidades incrédulas. “Ai de ti, Corazim! Ai de ti Betsaida!” Jesus, lembra Sodoma, cidade pervertida, que foi destruída pela ira de Deus, (Gn 18,16 a 19,29), dizendo que Sodoma será tratada com menos dureza que Corazim e Betsaida.

Refletindo o evangelho de hoje, será que não estamos merecendo ser chamados a atenção? Qual o meu comportamento diante dos ensinamentos de Jesus? Será que não estou entristecendo Jesus, como minhas atitudes, minha indiferença? Será que Jesus não está longe do meu coração, por minha culpa? Não serei eu um católico adormecido? Muitas reflexões podemos fazer, se realmente, acolhermos o que Jesus nos ensina com esse evangelho. Somos católicos e precisamos nos tornar praticantes da Palavra, não somente ouvi-la, nos enganando a nós mesmos, como escreveu Tiago (1, 22). Não somente ir a igreja, ouvir a Palavra e não vivê-la, assim não seremos católicos verdadeiros. Não podemos ser indiferentes, principalmente por conhecermos a verdade. Nossos corações devem arder, devemos manter sempre acesa a chama da nossa fé, o fervor do Espírito Santo que nos move, nos dá coragem, para estarmos sempre alegres e com entusiasmo agradecer a Deus tudo o que recebemos de graça, estando dispostos a nos colocar a serviço com gratuidade, pela Igreja, pelo próximo, com Jesus e por Jesus. Sempre é tempo de nos convertemos, de nos arrependermos, de fazermos penitência, de nos libertarmos de nossos pecados, de produzirmos bons frutos e estarmos sempre em sintonia com Deus.

Ai de nós que ainda estamos mergulhados nas trevas, que ainda não acordamos. Nosso tempo aqui é passageiro, e a mensagem do evangelho de hoje nos alerta para isso, temos que ir a luta, cumprir nossa missão, pois: “Quando o Juiz vier, exigirá de cada um de nós tanto quanto nos deu” (São Gregório Magno). “A todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido” (Lc 12, 48). Devemos ser vigilantes, para não nos corrompemos, não vivermos no pecado, não sermos interesseiros, incrédulos, hipócritas. Mas devemos procurar Jesus, buscar seus ensinamentos, sua sabedoria, entender e aceitar a sua mensagem, mudando e transformando nossa vida. Se formos indiferentes a Jesus, isso poderá custar nossa exclusão do Reino do Pai.

Oração
Pai, que eu seja movido à conversão e à penitência pelo testemunho de Jesus, o qual me atrai para ti. Que eu saiba acolher o apelo de Jesus, e me disponha a mudar de vida, segundo as exigências do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário