BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de jul. de 2010

Só “conhece” Deus quem é simples e humilde e está disposto a seguir Jesus Cristo- Maria Regina.



.
Nos versículos anteriores ao texto que nos é hoje proposto, Jesus havia dirigido uma veemente críticas aos habitantes de algumas cidades situadas à volta do lago de Tiberíades, porque foram testemunhas da sua proposta de salvação e mantiveram-se indiferentes. Estavam demasiado
cheios de si próprios, instalados nas suas certezas, calcificados nos seus preconceitos e não aceitavam questionar-se, a fim de abrir o coração à novidade de Deus.

Agora, Jesus manifesta-se convicto de que essa proposta rejeitada pelos habitantes das cidades do lago, encontrará acolhimento entre os pobres e marginalizados, desiludidos e que anseiam pela libertação que Deus tem para lhes oferecer.

Jesus veio nos revelar a Face do Pai, por isso, as revelações do nosso Criador para nós são feitas por meio do Filho que O conhece porque é um com Ele. Com sua palavra e ação Jesus revela a vontade do Pai, que é instaurar o Reino. Porém, só “entendem” isto aqueles que são pequeninos , isto é, o que têm um coração aberto e simples e não colocam à frente a sabedoria do mundo.

Jesus deixa claro que quem quiser fazer uma experiência profunda e íntima de Deus tem de aceitar Jesus e segui-lO. Ele é “o Filho” e só Ele tem uma experiência profunda de intimidade e de comunhão com o Pai. Quem rejeitar Jesus não poderá “conhecer” Deus: quando muito, encontrará imagens distorcidas de Deus e aplicá-las-á depois para julgar o mundo e os homens. Mas quem aceitar Jesus e O seguir, aprenderá a viver em comunhão com Deus, na obediência total aos seus projetos e na aceitação incondicional dos seus planos.

Não é o Pai quem esconde seu projeto aos grandes (sábios e inteligentes). São eles que, em sua auto-suficiência, se tornam cegos ao projeto de Deus. Deus é o Senhor do céu e da terra e digno de todo o louvor pelos Seus feitos grandiosos.

Nós, porém, somos pequenos e limitados. Deus é imenso e só Jesus pode nos revelar os mistérios do Deus grandioso. Somos ainda mais pequenos na medida em que nos despojamos dos valores do mundo e da nossa sabedoria humana.

Com efeito, quanto mais pequeninos nós nos tornarmos mais Ele poderá nos revelar os Seus segredos de felicidade. Os desfavorecidos e os pobres é que conseguem penetrar o sentido dessa atividade de Jesus, por isso, Ele louva ao Pai por nós quando nós nos sentimos pobres e pequeninos em suas mãos, como seus instrumentos, preciosos porém incapazes.

Como é que chegamos a Deus? Como percebemos o seu “rosto”? Como fazemos uma experiência íntima e profunda de Deus? É através da Filosofia? É através de um discurso racional coerente? É passando todo o tempo disponível na igreja a mudar as toalhas dos altares? O Evangelho responde: “conhecemos” Deus através de Jesus. Jesus é “o Filho” que “conhece” o Pai; só quem segue Jesus e procura viver como Ele pode chegar à comunhão com o Pai. Há católicos que, por serem padres, por terem feito catequese, por irem à missa ao domingo e por fazerem parte do conselho pastoral da paróquia, acham que conhecem Deus. Atenção: só “conhece” Deus quem é simples e humilde e está disposto a seguir Jesus no caminho da entrega a Deus e da doação da vida aos homens. É no seguimento de Jesus – e só aí – que nos tornamos “filhos” de Deus.

Meu irmão, minha irmã: Peçamos ao Pai,que em nome de Jesus, não sejamos arrogantes e auto-suficientes. Mas sim que a cada dia reconheçamos nossa pequenez diante de Deus Pai ,que nosso coração seja humilde e que diante do Senhor sejamos pequeninos e necessitados da sua infinita misericórdia. Só assim estaremos prontos para acolher as revelações do Pai, na pessoa do Teu Filho Jesus Cristo.

Amém

Abraço carinhoso de

MARIA REGINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário