BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

Carregando...

14/07/2010

Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo... -Sal

11 de agosto – As exigências da correção fraterna.

Evangelho - Mt 18,15-20

Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão.

A vida em comunidade é essencial para que possamos sentir a presença de Jesus no meio de nós e usufruir dessa presença, porém ela não é fácil, principalmente por causa das dificuldades de relacionamento. A comunidade, para ser realmente cristã, deve ser pautada na misericórdia, no perdão e na acolhida dos que erram, buscando não a punição, mas sim o reerguimento e a superação dos que erram, possibilitando-lhes a conversão e a vida nova em Cristo. É por isso que Jesus nos mostra, no Evangelho de hoje, as exigências da correção fraterna juntamente com a sua promessa de presença no meio de nós.(CNBB)

-------------------------------------------

O relacionamento entre as pessoas parece simples mais às vezes fica muito complicado. Pela falta de caridade, pela inveja, pela competição ou concorrência, injustiça, ciúmes, egoísmo e até mesmo a própria maldade.

Porém muitos relacionamentos entre nós ficam complicados por causa das doenças mentais, principalmente a Esquizofrenia, que é a mania de perseguição. O portador desta afecção mental, deposita nas demais pessoas a culpa pelos seus fracassos, e acredita que é perseguido por todos, ou quase todos com os quais ele convive. Reage com agressividade a todo tipo de insinuação a seu respeito.

Pedro possui pouca inteligência, é preguiçoso,lerdo, apático e solitário, tem fé mas não a pratica. Ele tentou várias coisas na vida para sobreviver, e depois de muitas frustrações principalmente por não ter conseguido progredir nos estudos, foi como camelô que conseguiu pagar suas contas e não ter de pedir esmola. Seu irmão mais velho, inteligente, sociável, descrente, ambicioso, tem talento voltado para o comércio, através do qual conseguiu vencer consideravelmente na vida. Já o irmão mais novo, possui muita fé, é do tipo intelectual, religioso, estudou medicina e depois de formado não parou de estudar, chegando a cursar várias faculdades, e lendo uma enorme quantidade de livros.

Atualmente, esses três irmãos vivem em cidades diferentes, e estão se aproximando do fim de suas vidas. O comerciante e o médico estão bem economicamente, porém, Pedro vive na miséria e na solidão, por causa do seu temperamento intolerável. Seu irmão, o médico, já o ajudou economicamente de várias maneiras, mas Pedro não reconhece a essa atitude caridosa. Pelo contrário, demonstra grande agressividade e inveja pelo progresso do seu irmão, principalmente nos estudos. Tem demonstrado, inclusive, ter grade ódio do irmão que perdoa suas agressividades, e suas ofensas por nada.

Jesus nos demonstra que é imprescindível a paz e a caridade com o nosso irmão, se quisermos merecer a vida eterna. Chegando a dizer “se teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa tua oferta diante do altar, vai reconciliar-te com ele...” Será que o irmão de Pedro será condenado? Veja. Ele já fez o que pode para estar em paz com o seu irmão. Mas ultimamente, quando lhe telefona, só ouve ofensas, e nenhum reconhecimento por tudo o que tem feito por aquele pobre irmão, que tanto o odeia por ele ter vencido na vida.

Caríssimos. Só Jesus vai decidir. O que queremos demonstrar aqui é que muitas ofensas que recebemos, partem de mentes doentias, ou simplesmente revoltadas por causa dos seus muitos fracassos durante toda a sua vida. Muita ofensas a nós dirigidas, partem de pessoas que na verdade não queriam ser agressivas, e que seriam bem diferentes, se fossem normais como nós, e se tivessem motivos para comemorar e sorrir. Por isso não se ofenda quando alguém lhe machucar, com piadas, grosserias, calúnias e todo tipo de ofensas. Perdoa. Tais pessoas podem ter problemas e por isso agridem aquelas como as quais elas gostariam de ser. Essas pessoas que agridem e ofendem você podem ser um caso igual ao que acabamos de relatar nesta reflexão.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário