BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

27 de jul. de 2010

Julho (dia 28-quarta) 2010 - Prof. Fernando

Julho (dia 28-quarta) 2010 ---- Comentário à 1ªLEITURA

(17ªsemana T.Comum-26a31 julho ( http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/ )

Jeremias 15,10.16-21 porque eu estou contigo para te salvar e te defender

[Evangelho Vende todos os seus bens e compra aquele campo. Mateus 13,44-46 ]

No verso 10 do cap.15 Jeremias define o profeta: homem de controvérsia e homem de discórdia. Apresenta assim sua própria crise de vocação. Os versos 16-21 descrevem um homem bom, honesto sempre se esforçando por atender à sua vocação de santidade e, no entanto, sofrendo a dor da rejeição de seus ouvintes e sua incredulidade. Jeremias reclama de sua própria vocação (por que essa dor e essa ferida que não sara?). Mas é também típico de Jeremias reafirmar (no final do trecho) que só Deus é Deus. É Ele quem sustenta o seu povo especialmente seus profetas (que são, afinal, porta-vozes, mensageiros, embaixadores, mas quem salva é o Senhor. E renova a confiança do profeta reafirmando que seus inimigos não prevalecerão (v.20) e: eu te salvarei e te libertarei dos prepotentes, estou contigo e te defendo !

No cap. 13 Mateus apresenta 7 parábolas do Reino. Em dias anteriores já meditamos sobre as parábolas do Semeador e a do Joio no meio do Trigo. As que são hoje apresentadas comparam o Reinado do Senhor sobre o mundo com o tesouro enterrado num campo ou como uma pérola de grande valor.

Esse homem que dá tudo o que tem para comprar o campo e conseguir o tesouro ou a pérola valiosíssima é o próprio Redentor que – como diz Paulo – esvaziou-se de sua divindade: entregou-se totalmente para nos resgatar. Nós somos esse tesouro e essa perola (lembremos quando o Mestre diz aos discípulos: o Pai olha por cada um pois valeis mais que simples pardais, ou: a vida humana é muito mais preciosa do que todas as riquezas do mundo). Se queremos “dar ouvidos” a essas parábolas e seguir como discípulos só nos resta dar graças por sermos chamados a participar desse Reino. E, nesse mundo, procurar ser realmente discípulos que é a figura de quem segue o seu Mestre, o qual, paradoxalmente, lavou os pés de seus discípulos...

Assim, apesar de muitas crises e dores a lamentar – como Jeremias – poderemos assumir nossa vocação profética, isto é, anunciar, primeiro com a vida mas até mesmo com palavras, que o Reino está próximo. Mas é necessário estar vigilantes e prestar atenção. Ou então seremos como os que estão fechados (como surdos e cegos) à Boa Nova. Têm orelhas mas não “escutam” (ver: Mt 11,15; 13,9; 13,43 – além da explicação detalhada dada pelo Mestre nos versos 10a17 do c.13).

( prof.FernandoSM, Rio, fesomor2@gmail.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário