BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de jul. de 2010

Separarar os peixes bons - Missionários Claretianos

Quinta-feira, 29 de julho de 2010

Santa Marta (Memória).

Outros Santos do Dia: Beatriz de Valfleury (virgem), Bério (mártir de Constantinopla), Calínico de Paflagônia (mártir), Faustino de Spello (mártir), Félix II (papa), Lucila, Flora, Eugênio, Antônio, Teodoro e Companheiros (mártires), Lobo de Troyes (bispo), Olavo da Noruega (rei, mártir), Próspero de Orléans (bispo), Serafina de Mamie (mártir), Serápia da Síria (virgem, mártir), William Pinchon de Saint-Brieuc (bispo).

Primeira leitura: Jeremias 18,1-6
Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão.
Salmo responsorial: 145,1-6
Feliz quem se apóia no Deus de Jacó!
Evangelho: Mateus 13, 47-53
Recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam

Assim como o joio cresce com o trigo até o dia da colheita, assim também a rede recolhe do mar peixes de todo tipo. Nem o joio deve ser separado do trigo, nem os peixes maus dos bons antes do momento oportuno. Deverão viver longo tempo uns com os outros.

O bom para que se fortaleça e o mau para que tenha oportunidade de se regenerar. Jesus não aposta em extirpar as maçãs podres para que a colheita seja a melhor possível, ainda que o esforço para reverter o mal deve ser permanente e cansativo.

Durante todo este tempo, o empenho deve ser orientado a otimizar toda a colheita, toda a pesca, todas as maçãs, sem desconhecer os germes de decomposição que moram ali. Assumir o processo ajudará aos trabalhadores a compreender por que Deus permite o mau no mundo. A parábola descreve um final em que a bondade se impõe de forma triunfalista.

A atitude do verdadeiro discípulo, ante a descoberta do reino de Deus, não pode ser outra além da conversão, da mudança de orientação da própria vida, que tem lugar em clima de alegria. É certo que cabe a possibilidade de rejeitar esta oferta como fez o jovem rico.

Novamente esta parábola nos convida à fidelidade e a perseverança e, sobretudo, à tolerância. A comunidade dos eleitos não é uma comunidade de perfeitos, mas uma comunidade que vai caminhando rumo à perfeição, a partir daí terá que saber acolher e esperar que todos possam participar do reino de Deus.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário