BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

26 de jul. de 2010

Jesus não é bem recebido

Sexta-feira, 30 de julho de 2010

17ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: São Pedro Crisólogo, Bispo e Doutor da Igreja (Memória facultativa); Abdon e Senen (mártires), Ermenegilda de Thanet (virgem), Hatebrando de Olden-Klooster (abade), Julita de Cesaréia (viúva, mártir), Leopoldo Mandic de Castelnuovo (capuchinho), Máxima, Donatila e Segunda (virgens, mártires), Olavo da Suécia (rei, mártir), Rufino de Assis (bispo, mártir), Tatuíno de Cantuária (monge, bispo), Terêncio de Imola (diácono e eremita), Urso de Auxérre (bispo).

Primeira leitura: Jeremias 26, 1-9
Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor.
Salmo responsorial: 68, 5.8-10.14
Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.
Evangelho: Mateus 13, 54-58
Não é ele o filho do carpinteiro? Então, de onde lhe vem tudo isso?

Esta passagem narra o regresso de Jesus á sua pátria, à sua cidade natal, mas os seus não compreendem nem entendem as palavras de Jesus. De fato, ninguém entendia como aquele Jesus, um vizinho do mesmo povo, exibisse tanta sabedoria.

O desconcerto dos conterrâneos de Jesus os leva a não aceitar sua mensagem, crêem conhecer e saber sua origem, mas na realidade a única coisa que conseguem é o afastamento do próprio Jesus. Eis aqui o grande mistério da cegueira.

Viam-no e se admiravam de sua sabedoria e a realidade de seus milagres e, em vez de se alegrarem e segui-lo ou ao menos escutá-lo, escandalizavam-se. Como tinham que se justificar, seus parentes diziam que estava louco e os grandes mestres ensinavam que estava endemoniado.

Por isso é que Ele falava em parábolas, para que apenas os simples e pequenos entendessem e se convertessem. Os outros não poderiam ouvir a verdade sem se enfurecer, como sucedeu quando entenderam a parábola dos vinhateiros.

Por isso Jesus é sinal de contradição, assim como seus discípulos serão. O caminho de seguimento a Jesus não é um caminho de reconhecimento de triunfalismo ou aplausos. É um caminho que comporta dificuldades e renúncias, mas que no fim das contas, leva à vida plena.

Jesus diz que começamos a viver essa vida plena quando manifestamos abertamente nosso compromisso frente ao chamado que ele nos faz. Seguir Jesus é obra de pura fé, pois Jesus não faz nenhum milagre em sua pátria.

É importante ressaltar neste relato a atitude de Jesus. Ele continua seu caminho, é um caminho de obediência absoluta ao Pai. A missão de Jesus tem que continuar apesar de todos os obstáculos. O reino de Deus tem que continuar sendo anunciado e nada nem ninguém poderá detê-lo.

Este anúncio e o convite são aceitos, como indica o evangelho de Mateus, pelos humildes e simples que recebem com alegria a mensagem de Jesus.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário