Quinta - feira, 06 de Outubro de 2011.
Evangelho – Lc 11,5-13
O evangelista Lucas insiste em sua comunidade em buscar sempre na oração força para continuar forte na caminhada fraterna. Para tanto deve ser perseverante no pedido. Não esmorecer, pois o Pai sempre estará pronto para ajudá-lo. Assim Jesus afirmou para seus amigos: por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Assim a salvação do homem acontecerá se o mesmo pedi insistentemente.
Claro que nosso Deus estará cuidando e abençoando cada um de seu filho. Ele tem zelo pela criatura. Entretanto, o pedido deve partir do homem. Deus sabe o que precisamos, mas o homem deve ter a iniciativa de buscar este Deus, louvar e agradecer sempre por ter nascido na família divinizada. Nunca cansar do objetivo que é a morada eterna.
É preciso acreditar e ter a confiança no pedido. Acreditar no Deus poderoso que ampara seus viventes, acreditar na força através da fé que as portas sempre vão se abrir para novas transformações e novos modelos de vida. Uma vida voltada para a glória de Deus onde as coisas boas vão acontecer.
Porém, sabemos de antemão que nem tudo que almejamos, alcançaremos! A vontade do homem nem sempre é a vontade de Deus. Se a vontade do homem fosse a vontade de Deus não haveria mortes, destruição, violência e discórdia. Haveria sim, muito amor, muita paz, muita harmonia. Veja que foi o homem terreno que matou Jesus. Olha que Jesus veio libertar estes homens assassinos do pecado. Mas violentaram e trucidaram Jesus. Tudo isso aconteceu porque a vontade de Deus era diferente da vontade do homem.
Com isso, Lucas pede para sua comunidade abraçar a vontade de Deus e abraçar com determinação e querência. Jamais o homem pode desanimar em querer o bem; o bem-fazer de irmãos comprometidos com a justiça e com o acolhimento.
Lucas ainda insiste afirmando que Deus estará sempre aberto para as necessidades do homem. Não encontraremos as portas fechadas para garantir a gratuidade do amor. A qualquer hora em que pedi bênçãos de nosso Pai, com certeza, receberemos; os filhos de Deus merecem o melhor, porque se ajuntaram com Jesus e passaram a praticar os melhores ensinamentos. O ensinamento do amor!
Portanto, Lucas mostrou que o amigo, mesmo descansando tarde da noite em seu leito, não se hesitou em levantar para atender as necessidades do outro. Quer prova mais lindo do que esta? Assim, é Deus conosco e nós com os outros também. Amemo-nos no Cristo ressuscitado. Assim seja, amém!
--
Claudinei M. de Oliveira
Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário