BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

5 de out. de 2011

“Praticar sempre a Palavra de Deus” – Claudinei M. Oliveira

       

Sábado, 08 de Outubro de 2011.

                                     

Evangelho –  Lc 11,27-28

 

 

            Fazer parte da família de Deus é ouvir e praticar a justiça. O elogio é maravilhoso, mas praticar boas ações para a comunidade e agir corretamente para executar boas ações é indispensável para amar a Deus.

 

            O evangelista Lucas dá um exemplo para seu povo de que a ação é peculiar para congregar a unidade do povo escolhido, o povo de Deus. A ação é transformação e revitalização e exige encontro pessoal e tomada de atitude. Agir é entregar-se para a realização de um desejo e que este desejo ultrapasse o sentido do individualismo e encontre o campo da coletividade.

 

            Já o elogio é algo sentimental. Não é indispensável. Mas não transforma, não envolve por completo, não cria laços de cumplicidade. O elogio sai da boca para fora, dificilmente nasce no coração, por isso, o elogio na maioria das vezes é simulacro. Não tem força de atração e não corresponde com a prática.

 

            Talvez por isso Jesus contradiz a mulher que elogia Maria. Não que Jesus desconsiderava sua mãe. Mas pregando a justiça, a liberdade e um novo Reino, foi obrigado a responder a mulher na multidão daquela forma. Veja o diálogo:  uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram". Ele respondeu: "Bem-aventurados, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática".  Todo o pensamento de Jesus durante as pregações aguçava por radicalidade das coisas mundanas, ou por certas práticas de desconsolo do povo de Deus. O Bem-aventuradoé aquele que ouve e pratica a palavra de Deus. Não basta ouvir tão somente o que Deus nos tem a dizer; nostalgiar com belos ensinamentos não mata a fome dos famintos, não visita os encarcerados, não dá esmola ao pedinte e não acolher o andarilho. Já a prática parte dos Bem-aventurados, pois conseguem enxergar uma realidade de exclusão e exigem atitudes de transformação afim de banir os males causadores da desordem.

 

            Esta mensagem chega para nós. São tantas coisas que devemos praticar entre nossos irmãos. A bondade e a caridade devem fazer parte do dia-a-dia. O Reino de Deus cresce com formato valioso se bondosamente vamos ao encontro daqueles que necessitam do nosso apoio.

 

São mães que choram por ver seu filho na perdição, no mundo das drogas, na bebedeira ou a serviço do tráfico. São mães que se entregam de corpo e alma para livrar seus rebentos do mal. Porém, às vezes, de mãos amarradas, assistem a tudo em silêncio. Não que a fraquejou, mas as forças acabaram. Aqui entra o pedido de Jesus: seja um bem-aventurado! Pratica o que lhe ensinei: dê as mãos e ajuda a mãe enfraquecida.

 

            Poderíamos enumerar tantos outros exemplos de ação. Sabemos que temos muito a conquistar. Não podemos esquecer de que devemos estar a serviço da palavra com intuito da libertação daqueles que necessitam da nossa ajuda. Sejamos um bem-aventurado! Que tal? Vamos lá? Que assim seja, amém!


-- 

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário