BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de fev. de 2012

Amai os vossos inimigos – Missionários Claretianos


Sábado, 3 de março de 2012

1ª Semana da Quaresma

Santos do Dia: Celedônio, Eutrópio e Basilisco (mártires de Amasée), Emetério e Celedônio (soldados, mártires de Calahorra), Félix, Lucíolo, Fortunato e Márcia (mártires), Marino e Astério (mártires de Cesaréia de Palestina), Ticiano de Bréscia (bispo).

Primeira leitura: Deuteronômio 26, 16-19.
Pôr em prática as leis do Senhor.
Salmo responsorial: 118, 1-5.7-8.
Bendito é aquele que é fiel à Lei do Senhor.
Evangelho: Mateus 5, 43-48.
Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem.

Jesus questiona a letra da lei, sua lógica interna. No tempo de Jesus a proposta era de uma lógica proporcional. O normal é ter em alta estima as pessoas com quem convivemos e nos damos bem. É lógico também deixar longe de nós as pessoas com quem temos dificuldades e conflitos. A proposta de Jesus "subverte" a lógica comum e corrente.

Amar o inimigo, quer dizer, acolhê-lo, não atacá-lo, não rejeitá-lo. Rezar por ele e convidá-lo à conversão e reconciliação. Nisto consiste a superação da letra da lei. É preciso romper o círculo da violência e da agressão. Instaurar uma nova forma de relacionamento entre as pessoas como sinal eficaz de que "algo novo" está nascendo.

O Reino de Deus chegou porque a misericórdia e a compaixão estão sendo colocadas acima da ordem estabelecida e da conveniência. Jesus diz a todos que só a lógica do amor, do diálogo aberto, do perdão e da reconciliação conseguirá instaurar uma ordem nova, fundamentada na paz e na justiça.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário