BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

20 de fev. de 2012

“De que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se” Rita Leite




Quinta-Feira 23 de Fevereiro
Evangelho Lucas 9,22-25
Iniciamos nossa caminhada no tempo da quaresma tempo forte de conversão e mudança de vida. Nossas celebrações são mais sóbrias o espaço celebrativo é simples e despojado não usamos muitos instrumentos musicais nem flores no altar não cantamos o Gloria nem o aleluia. Guardamos toda a explosão de nossa alegria para a noite da ressurreição. Vamos preparando nosso coração para a grande festa da páscoa do senhor.
A leitura do livro do Deuteronômio Deus nos fala que coloca diante de nós a vida e a morte a benção e a maldição. Somos livres para fazermos nossas escolhas, mas não podemos esquecer que nossas escolhas tem consequências e essas consequências afetam a vida dos que estão próximos de nós. Deus que é amor e misericórdia respeita nossa liberdade. Ele nos propõe e nunca nos impõe nada. Ao escolher a vida e a benção estaremos escolhendo Jesus que é vida para todos. Ao escolhermos a morte nos afastamos do caminho de Deus e morreremos também.
Infelizmente ouvimos muitos dizem que a vida é sua e que pode fazer dela o que quiser. Triste engano de quem pensa assim. A vida não nos pertence ela é dom de Deus e como dom deve ser partilhada com nossos irmãos. Nossa ação gera uma reação e isso pode nos levar ou levar o outro para a vida ou para a morte. Escolhemos, pois a vida que é Deus e seremos felizes.
 No Evangelho Jesus insiste em fazer os discípulos compreender que sua missão é libertar os cativos e restaurar a vida do povo. Quer fazê-los entender que sua missão de salvar a humanidade passa pela cruz, ele não é o messias poderoso que virá com seu exercito para destruir os inimigos de Israel. Mas sim quer a salvação de todos, foi para isso que Deus Pai o enviou ao mundo. Ele é o Messias salvador humilde e sofredor que será perseguido, condenado a morte por ter defendido os pobres e oprimidos.
Jesus sabe que seus discípulos precisam entender a sua messianidade ou não conseguiram dar continuidade a sua missão. Quem não entende o mistério e a gloria da cruz de Cristo não consegue fazer a opção pelos verdadeiros valores do reino. “Quanto a mim, que eu não me glorie, a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio do qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo”. (Gálatas 6, 14). Seguir Jesus é renunciar aos projetos que o mundo nos propõe e colocar nossa vida e nosso coração na construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário.
Em Cristo
Rita Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário