BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

26 de fev. de 2012

IGNORAR UM POBRE, É IGNORAR O PRÓPRIO JESUS! - Olívia Coutinho


 

08 de Março de 2011
 
Evangelho – Lc 16,19-31
 
Quaresma, tempo de oração, de jejum e penitencia!  
Hoje, a igreja pensa o jejum, olhando para milhões de cristãos que fazem um jejum forçado pelas condições de uma pobreza e de uma vergonhosa miséria a que são submetidos, conseqüência da ganância  de uns poucos.
O tema da campanha da fraternidade deste ano, nos convida a refletir sobre o descaso de nossos governantes sobre  a Saúde Pública: um direito de todos. “A FRATERNIDADE E A SAÚDE PÚBLICA”. LEMA: ”QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA”. Como cristãos,  não podemos nos calar diante de tantas injustiças.
O espírito da quaresma deve também nos levar a rezar e a dinamizar a justiça e a defesa dos direitos de todos, no campo da saúde.
Com a  parábola do rico e do Lázaro (pobre), narrada no Evangelho de hoje, Jesus nos alerta sobre o cuidado que devemos ter com os pobres: os prediletos do Pai!
Jesus é muito claro; temos que ter um olhar sensível, diferente, para com os nossos irmãos que sofrem. Não podemos ignorar a dura realidade de muitos, fazendo de conta que está tudo bem, que a desigualdade não existe.
Jesus dá um recado direto para quem não se comove com o sofrimento do outro, nos deixando bem claro que não adianta apenas comover, a nossa compaixão deve ser acompanhada de gestos concretos.
Podemos perceber nesta parábola, que o rico não maltratava o Lázaro, simplesmente o ignorava por isto a sua condenação não aconteceu pelo fato dele ser rico, mas pelo bem que ele poderia ter feito por aquele pobre, e não fez!
O conceito de pobre e rico para Jesus é diferente do nosso, para nós,  pobre é aquele que não tem dinheiro e o rico, aquele que tem muito dinheiro. Para Jesus, o podre é também aquele que mesmo tendo bens materiais, partilha a sua vida com o outro, que se sente dependente de Deus se esvaziando de si mesmo para abrir-se a graça de Deus, e o  rico, é todo aquele que acumula bens, que se fecha em si mesmo, que não se abre a graça de Deus! Por tanto, aos olhos de Jesus, existem pobres de bens materiais que são ricos em ganância e soberba e ricos que não são escravos do dinheiro, que têm espírito cristão, que são pobre de espírito.
Podemos comparar o rico desta historia, com a nata da sociedade de hoje, nossos governantes, os responsáveis pela distribuição de renda e também, com os cristãos que mesmo não sendo da alta sociedade, não tem compromisso com o evangelho, ignorando o que é de mais precioso para Deus: os pequeninos, os pobres!
O Lázaro representa o povo ignorado, sofrido e oprimido. Existem muitos Lázaros espalhados pelo mundo afora, passando fome, sedentos de amor, morrendo nas portas dos hospitais sem atendimento médico, sob os olhares insensíveis daqueles que poderiam encontrar soluções  para seus problemas.  
Outra coisa que deve  chamar a nossa atenção é que Lázaro, mesmo sendo pobre, doente, não reclamava da vida, pois tinha confiança na promessa de Deus!
Jesus diz claramente que é impossível transpor o abismo que separa o inferno do paraíso. A ponte que torna possível a travessia para o céu, deve ser construída aqui na terra, através de nossas ações, depois que partirmos deste mundo será tarde demais!
Se queremos ajudar um pobre, não precisamos esperar que ele venha até a nós, a exemplo de Jesus, devemos ir até a ele, certificar de suas necessidades. É importante ouvi-lo, conhecer um pouco da sua historia, demonstrar interesse por ele, tentar encontrar um meio para ajudá-lo a se levantar e a caminhar com suas próprias pernas, às vezes,  a sua fome maior, nem é de pão,é fome de amor!
  No nosso julgamento final, não seremos cobrados pelo o que fizemos, e sim, pelo bem que deixamos de fazer! Mt - 25,35-36.
No pobre está estampado o semblante de Jesus!
Ignorá-lo, é ignorar o próprio Jesus!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! -Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário