Dia 06 Março de 2012
Evangelho Mt 23,1-12
Continuamos nossa caminhada Quaresmal, rumo a páscoa do Senhor!
Neste tempo forte de reflexão, em que nos dedicamos mais a oração, a escuta e a meditação da palavra de Deus, somos despertados a um questionamento: O que temos feito da nossa vida?
Temos nos colocado a serviço do outro, a exemplo de Jesus?
Existe coerência entre o que falamos e o que vivemos? Estas e muitas outras indagações devem nos inquietar, nos levar a conscientizar da necessidade que temos de conversão!
A partir do nosso batismo, assumimos um compromisso sério com Jesus: anunciá-Lo ao outro! E para sermos fieis a este compromisso, precisamos primeiramente nos despir de toda aquilo que não condiz com o evangelho.
O primeiro passo de quem assume a missão de propagar as maravilhas do Reino de Deus, é buscar na humildade se assemelhar ao próprio Cristo, que mesmo tendo a sabedoria divina, se fez pequeno no meio dos pequenos! Na escola de Jesus ninguém é diplomado, pois somos eternos aprendizes!
Jesus, enquanto caminhou aqui neste chão, nos ensinou com a vida, que a grandeza do discípulo que se faz missionário, não está em títulos e sim, no humilde serviço aos irmãos.
Como único mestre de toda história, Jesus serviu-se de meios humanos bem simples, para realizar as maravilhas de Deus no meio de nós, o que nos trás a certeza de que somente na simplicidade O levaremos ao outro!
Como evangelizado e evangelizador estamos sempre ensinando e aprendendo, sem nunca esquecer que o foco de nossas atenções, não deve se voltar para o missionário e sim, para aquele a quem ele anuncia: Jesus!
No evangelho de hoje, Jesus faz duras críticas aos líderes religiosos do passado, que mesmo tendo o conhecimento da palavra de Deus, viviam um contraste do que ensinavam.
A hipocrisia, criticada por Jesus, é um mal bem antigo, mas que infelizmente ainda existe em nossas comunidades. Hipocrisia é um mal terrível, que afeta pessoas que poderiam aproveitar o seu saber para o bem, ao invés de transformá-lo em poder.
Precisamos tomar consciência de que ser líder não é nenhum privilégio e muito menos poder, ser líder, é missão, é serviço, é doação de vida!
No evangelho, Jesus nos sugere o melhor remédio para nos livrar da vaidade, da alto suficiência, reconhecendo-O como sendo Ele o único Mestre! Jesus é o Mestre que não impõe, mas que propõe, que se inclina humildemente aos pés dos discípulos, confirmando que veio para servir e não para ser servido. Aprendamos com Ele a viver na humildade, eliminando de vez, toda e qualquer tipo de vaidade que tanto atrapalha a vida de nossas comunidades.
A riqueza de um grupo está na diversidade de dons colocados a serviço de um todo!
Movimento frutuoso é aquele em que ninguém se destaca e que a palavra é partilhada.
A função de coordenador de um movimento, ou pastoral, é tentadora para quem deseja ser incensado por todos! Mas, como portador e anunciador da palavra de Deus, não podemos deixar ser levado pela vaidade, pela alto suficiência. O nosso grupo não deve ser parecido com uma escola, em que nós somos o professores. Queremos ser incensado sim, mas pelo incenso da graça de Deus, que nos coloca no lugar de servidor e não de mestre, pois só um é nosso mestre: Jesus!
Precisamos ter cuidado com a palavra que recebemos e com a palavra que entregamos e nunca esquecermos que o mais atraente discurso que proferimos, é a nossa própria vida configurada a Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário