BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

29 de fev. de 2012

A TRANSFIGURAÇÃO - POR GILBERTO SILVA

2º Domingo Quaresma – 04/03/2012               Gilberto Silva

 

Evangelho Mc 9,2-10

 

"Este é o meu Filho muito amado: Escutai-O."

 

 

Caríssimos irmãos e irmãs,

 

 

Estamos na 2ª semana da Quaresma nos preparando nesta caminhada rumo a Páscoa, renovando-nos física e espiritualmente para esta nova vida em Cristo ressuscitado.

Para tanto, penintenciemo-nos em jejuns e orações para que este sacrifício verdadeiro nos "transfigure" e sejamos vidas reluzentes para com os nossos irmãos e irmãs nesta caminhada de fé.

Caríssimos, esta subida de Jesus na companhia dos seus mais estimados discípulos, possivelmente já é uma resposta d'Ele à Pedro, quando este confessa pela ação de Deus que Jesus é o Cristo. Estes discípulos seriam missionários na Terra como também pilares da nova igreja de Cristo em seu núcleo mistagógico. Também assistiram à ressurreição da filha de Jairo e toda agonia, morte e ressurreição de Jesus. Eles seriam testemunhas do evento a seguir.

Assim como Abraão leva seu filho Isaac às terras de Moriá, especialmente a um monte, cujo nome não é identificado, para que este filho seja oferecido em sacrifício da sua fé. Jesus sobe também a um monte com seus discípulos, possivelmente o Tabor, pois é o mais próximo de Nazaré a fim de estar em oração com o Pai.

Há uma mudança total nas vestes, roupas e no rosto de Jesus. É a transfiguração. É a epifania de Jesus, onde Ele se manifesta na totalidade de sua glória divina junto a Moisés e Elias. É a glória suprema do Filho do Homem.

Um monte, queridos irmãos e irmãs, é o local reservado por Deus para com seus amigos. É de onde envia a cada um desses, as suas mensagens. Hoje, o "alto do monte" é o seu coração é onde se faz a comunicação com Deus. É o local onde Jesus entra e se revela para o rompimento de todas as barreiras.

Vale lembrar que esta transfiguração sugere que também podemos mudar nossas vidas. Abandonar hábitos maus (vícios), tornar-se uma nova pessoa pela fé. É brilhar junto aos irmãos e irmãs diante de Deus. Não se desesperar por mais difícil que as coisas estão. Tudo pode ser transfigurado pela fé e oração.

A presença dos ícones do 1º testamento junto a Jesus significa a passagem do antigo para o novo, que é Jesus, no qual é convergido por todas as profecias de seu envio messiânico. É Moisés e Elias entregando ao Filho de Deus a anunciação da Boa Nova.

Os discípulos extasiados pela presença destes profetas e ainda mais pela transfiguração

celestial de Jesus, procuram prolongar este encontro paradisíaco, sugerindo a preparação de tendas para acomodá-los.

Tal qual as nuvens cobriam o Horeb anunciando a presença de Deus junto a Moisés, uma nuvem também cobriu a todos no monte ("com a sua sombra.") e com todo poder e autoridade revela em alto e bom som: "Este é o meu Filho muito amado: Escutai-O."

Nesta Quaresma, a exemplo da fé de Moisés, Abraão, Isaac, Elias e dos apóstolos, vamos também confiantes deixar de lado todos os comportamentos indignos de um cristão verdadeiro. Jejuemos com tranqüilidade, pratiquemos a caridade, busquemos a Deus com honestidade interior, sempre lembrando que todo e qualquer sacrifício a Deus Pai nos ajuda a continuar neste caminho de fé e na busca incessante do Reino dos céus.

Temos o dever como cristãos de seguir a Jesus, ouvi-Lo, sempre acreditando que Ele está presente em nosso meio, nos assistindo em todas as fases da nossa vida.

Vejam na eucaristia, a transformação nos olhos dos irmãos quando Jesus é erguido no altar, quando da consagração. É a Páscoa de Jesus renovando e anunciando a salvação. É o Pão da vida descido dos céus que alimenta o homem e marcha para Deus.

 

Jesus habite em seu coração hoje e sempre.

 

Gilberto Silva

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário