BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de mar. de 2011

Jesus veio para servir - Claudinei


"Não vim para ser servido, mas para servir" – Claudinei Oliveira

 

 

Quarta-feira, 23 de março de 2011.

 

Evangelho de Mateus, 20,17-28.

 

O evangelista Mateus exorta a atitude de Jesus diante da mãe que sonhava em ver os filhos ao seu lado no Reino. Jesus recomenda o fervor da coragem de entregar sua vida para aceitar tal fim, ou seja, estar ao seu lado no céu. Porém, este pedido não depende tão somente de Jesus, mas dá vontade do Pai Celestial. É meu Pai quem dará esses lugares àqueles para os quais ele mesmo preparou (v. 23). Nesta afirmação, o Filho do Homem prova que sua missão é levar a Boa Nova para os oprimidos e libertá-los do pecado e do mal que corrói  a plenitude do homem. Se tu queres  um lugar junto ao Reino comece a lutar por ele enquanto estiver forças para abraçar a causa do projeto de Deus. Se tu demorares  a vislumbrar a manifestação do chamado para levar a boa notícia, dificilmente sentará ao lado de Jesus no Céu. Portanto, levante e comece a servir àqueles que mais necessitam e observe as ações de Jesus quando se fez homem para cumprir a promessa feita ao povo escolhido.

            Jesus sabia que seu tempo estava-se cumprindo na terra. Por isso na caminhada rumo a Jerusalém com seus discípulos, revelou o plano dos romanos em aniquilá-lo. Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes  e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, flagelá-lo e crucificá-lo. E no terceiro dia ele ressuscitará. (vv. 18, 19). Não temendo o flagelo e nem a morte Jesus encarou de peito aberto todas as adversidades. Sabia que à serviço Pai não poderia abandonar sua missão. Mostra o tamanho do comprometimento de Jesus em libertar o mal plantado na terra: o mal da violência, da morte, do apego aos bens materiais, da ganância, da luxuria, da cobiça e de todos os males que causam a degradação do homem-filho de Deus. Neste caso a veemência de Jesus é encorajar os discípulos para os desafios que teriam que ser enfrentados. Agora, imaginemos, Jesus, filho do Pai, escolhido entre tantos para cumprir a missão, tem poder de destruir os demônios que se aproximam, não tem nada para temer, saber que vai morrer de forma violenta para dar exemplo de vida! Diante disso, jamais poderemos duvidar da força e da misericórdia de Deus com seu povo. Ele provou que nos ama e nos quer bem. Somos filhos de Deus que nos projetou para cuidar deste paraíso-mundo, somos povo escolhido e povo de sorte; não podemos negar a presença do Cristo revelador entre nós.

            A admiração em Jesus está na atitude de afirmar que não veio para ser servido, mas para servir. Não quer ninguém bajulando sua pessoa, mas quer pessoas de mangas arregaçadas para servir os mais pequeninos e empobrecidos. Ver a presença do Cristo ressuscitado naqueles que têm poucas forças, mas dão exemplo de humildade e fé. Esses pequeninos dão exemplos de partilha e dor, solidariedade e fraternidade, justiça e amor. Servir é não acomodar com a situação de miséria, é colocar disponível para colaborar com os miseráveis; servir é abraçar as causas do Reino e anunciar o Santo Evangelho para todos, sem distinção de crede e raça; servir é saber que a vida pode custar para bendizer as alegrias de Jesus; servir é colocar diante de Deus e da Igreja e num gesto de genuflexão dizer: eis me aqui Senhor!

            Portanto, Jesus mesmo diante da morte violenta, não desanima e anima os discípulos para a luta evangélica. Esta luta é para servir o Reino de Deus sem nada em troca. Fazer tudo gratuitamente com amor, como o Pai nos fez. Entregar de corpo e alma para o bem de todos, ou seja, sacrificar não para você mesmo, mas para os filhos de Deus. Amém.

Abraço fraterno,

Claudinei Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário