BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

31 de mar. de 2011

E quem não recolhe comigo, dispersa - Gilberto Silva

31 de Março de 2011                               

Evangelho Lc 11,14-23


 

     Caríssimos irmãos e irmãs,

 

    Vejamos as diversas reações na expulsão de um demônio. Jesus tinha expulsado um demônio que era mudo. A expulsão produziu duas reações diferentes. Por um lado, a multidão de pessoas que ficam surpresas e atônitas. Algumas pessoas aceitam Jesus e crêem n'Ele. Por outro lado, há aqueles que não aceitam a Jesus e não acreditam n'Ele. Entre estes últimos, alguns disseram que Jesus expulsou os demônios em nome de Belzebu, príncipe dos demônios, e outros queriam um sinal do céu. Marcos diz que era uma pergunta dos escribas que tinham vindo de Jerusalém (cf. Mc 3,22-"Também os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: "Ele está possuído de Beelzebul: é pelo príncipe dos demônios que ele expele os demônios. ''

     A resposta de Jesus é dividida em três partes:
1 ª parte: Comparação com um reino dividido. (Vv. 17-18a), Jesus denuncia o absurdo da calúnia dos escribas. Dizer que ele expulsa os demônios com a ajuda do príncipe dos demônios significa negar a evidência.
É a mesma coisa que dizer que a água é seca, e que o sol é trevas. Os doutores de Jerusalém sentiam-se caluniados contra Ele porque não sabia como explicar os benefícios que Jesus trazia para o povo. Eles estavam com medo de perder sua liderança. Eles se sentiram ameaçados em sua autoridade perante o povo.
2 ª parte: Por meio de quem faz seus próprios filhos expulsá-los?
Jesus provoca os acusadores e pergunta: "Mas se é por Belzebu que eu expulso demônios, em qual nome os teus discípulos expulsa-os?" Deixe-os responder e explicar-se! "Se eu expulso o demônio através do dedo de Deus, então o Reino de Deus realmente te pegou de surpresa".
3 ª parte: Quando alguém é mais forte do que você e derrota-o, ele tira todas as suas armas. Jesus compara o diabo como um homem forte. Ninguém, exceto uma pessoa mais forte, pode entrar na casa de um homem forte: Porém, Jesus é o mais forte. É por isso que ele consegue entrar na casa e se apossar de um homem forte (Belzebu). Ele consegue expulsar os demônios. Jesus aproveita o homem forte e agora rouba em sua casa, ou seja, ele liberta as pessoas que estavam sob o poder do mal. O profeta Isaías usou a mesma comparação para descrever a vinda do Messias (Is 49, 24-25). É por isso que Lucas diz que a expulsão do demônio é um sinal evidente de que o Reino de Deus chegou.      
     Quem não está comigo está contra mim. Jesus termina sua resposta com a frase: "Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.". Em outra ocasião, também em relação à expulsão de um demônio, os discípulos, um homem impedido de usar o nome de Jesus para expulsar o demônio, porque ele não era um dos seus grupos. Jesus respondeu: "Você não deve impedi-lo: quem não é contra nós é por nós!". (Lc 9, 50). Estas duas frases parecem contraditórias, mas eles não são. A frase do Evangelho de hoje é dito contra os inimigos que têm um preconceito contra Jesus: "Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. ". O preconceito e a falta de aceitação tornam o diálogo impossível e quebrar a união. A outra frase é dito para os discípulos que pensavam que tinham o monopólio sobre Jesus. "Quem não é contra vós é por vós!" Muitas pessoas que não são cristãs praticam o amor, a bondade, a justiça, muitas vezes de uma maneira muito melhor do que os cristãos. Nós não podemos excluí-los. Eles são irmãos e trabalhadores na construção do Reino. Nós, cristãos, não somos os donos de Jesus. Pelo contrário: Jesus é nosso Senhor!
     Quem não está comigo está contra mim. Jesus termina sua resposta com a frase: "Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo em joga fora." Em outra ocasião, também em relação à expulsão de um demônio, os discípulos, um homem impedido de usar o nome de Jesus para expulsar o demônio, porque ele não era um dos seus grupos. Jesus respondeu: "Você não deve impedi-lo: quem não é contra nós é por nós!". (Lc 9, 50). Estas duas frases parecem contraditórias, mas eles não são. A frase do Evangelho de hoje é dito contra os inimigos que têm um preconceito contra Jesus: "Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo,dispersa". O preconceito e a falta de aceitação tornam o diálogo impossível e quebrar a união. A outra frase é dito para os discípulos que pensavam que tinham o monopólio sobre Jesus. "Quem não é contra vós é por vós!" Muitas pessoas que não são cristãos praticar o amor, a bondade, a justiça, muitas vezes de uma maneira muito melhor do que cristãos. Nós não podemos excluí-los. Eles são irmãos e trabalhadores na construção do Reino. Nós, cristãos, não são os donos de Jesus. Pelo contrário: Jesus é nosso Senhor!
 
     Irmãos e irmãs, perguntemo-nos :

• "Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa ". Isso aconteceu na minha vida?
• "Não impedi-lo, pois quem não é contra vós é por vós!" Isso também já aconteceu na minha vida?

 

 

Gilberto Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário