BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de mar. de 2011

Tu recebestes teus bens durante a vida e Lázaro os males - Gilberto Silva


24 de Março de 2011                             


Evangelho Lc 16,19-31


 

       Caríssimos irmãos e irmãs,

 

       Este texto sagrado retrata o viver entre o céu e o inferno das vítimas de abandono e exclusão social que hoje em dia assistimos ao vivo e a cores pelas ruas de nossas cidades devido à pobreza, doenças, vícios dominantes que provoca a morte de dezenas de irmãos/irmãs, por total falta de apoio, ajuda e principalmente do amor ao próximo pelas pessoas mais abastadas da sociedade e do próprio governo.

      Revela também a humildade, a resignação, a esperança e a fé em Deus, por parte daquele sofredor e portador de vários tipos de moléstias. Lázaro na sua necessidade física e espiritual faz com que o seu sofrimento , o purifique, colocando-o mais próximo de uma realidade divina, pois o Senhor se compadece dos pobres e dos pequeninos deste nosso mundo.

     O rico desta parábola encarna tudo que é vaidade, materialismo, arrogância, ostentações festivas, luxúria, indiferença, avareza, enfim uma total ausência de Deus na sua vida. A vida não é somente vivê-la inconseqüentemente, como a morte também não é somente um fim. Jesus nos acena que existe um céu e um inferno. O Reino de Deus e tormento eterno no Hades.

     Infelizmente, algumas pessoas acham que o inferno é aqui na Terra. É porque suas mentes e corações vivem atribulados no seu egoísmo material e espiritual, que não consegue enxergar, que uma vida sem Deus, sem uma Bíblia a orientar, sem o amor ao próximo, sem alegrias, como também sem sofrimentos e arrependimentos e especialmente do temor ao Senhor, é que possibilitará a ter um céu aqui na Terra.

     Lázaro = Deus é meu auxílio – viveu o desprezo humano. Foi considerado escória da sociedade (chagado/ulcerado). Um amaldiçoado, no entendimento do rico. Porém, este mesmo Lázaro ao morrer, contemplou o consolo celestial ao lado de Abraão e a face de Deus Pai. Pois, ele, Lázaro confiara plenamente na misericórdia do Senhor.

     O rico perdera na Terra, a oportunidade de salvar-se através da partilha com os mais necessitados. Arrependido, pede a Abraão, outra chance para poder avisar a sua família. O medo do alto preço a pagar por cada um quando morressem.

     Irmãos e irmãs, caso morras hoje, para onde irá a sua alma? Para o céu ou para o inferno? Aproveite para ter nesta quaresma a motivação necessária para arrepender-se dos pecados e assim converter e crer fielmente no Evangelho.

 

 

Gilberto Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário