BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de mar. de 2011

Praticar e ensinar os mandamentos -Missionários Claretianos

 

 

 

Quarta-feira, 30 de março de 2011

 

3ª Semana da Quaresma

 

Santos do Dia: Plínio de Pontecorvo (abade), Domnino, Vítor e Companheiros (mártires de Tessalônica), Fergo de Downpatrick (bispo), João Clímaco (abade), João de Puits (eremita em Kibistra), Leonardo Murialdo (presbítero), Mamertino de Auxerre (abade), Osburga de Canuta (abadessa, virgem), Pacífico de Werden (monge, bispo), Pastor de Orléans (bispo), Quirino (mártir de Roma, na Via Ápia), Régulo de Senlis (bispo), Régulo da Escócia (abade), Zózimo de Siracusa (bispo).

 

Primeira leitura: Deuteronômio 4, 1.5-9.
Cumpri e praticai as leis e os decretos.
Salmo responsorial: 147, 12-16 e 19-20.
Glorifica o Senhor, Jerusalém.
Evangelho: Mateus 5, 17-19.
Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande.

 

Testemunho e proclamação, cumprimento e ensinamento, são as duas caras da mesma moeda do evangelho do Reino de Deus. O anuncio e a chegada do Reino foi o centro da mensagem de Jesus. Por ele viveu, falou, fez milagres, rezou, chorou, se alegrou, discutiu, juntou discípulos, expôs a vida, foi preso, condenado e assassinado.

O Reino foi sua razão de ser e de viver. A Lei do Reino leva à plenitude a Lei de Moisés, declarando felizes os pobres, os que choram, os necessitados de amor, de pão e justiça. Jesus não exclui as exigências da Lei, mas a liberta de sua carga de exclusão e a transforma em plataforma para poder amar mais e melhor.

Para quem ama como Jesus, toda lei fica caduca, porque o amor é levado à plenitude. Que lei obrigava Madre Teresa de Calcutá a uma solidariedade "até a dor" como dizia ela? A lei do amor. Em troca, para quem não ama todo serviço é pesado e precisa de uma lei que o obrigue. Não é questão de ter ou não lei. É questão de amor ou de ausência de amor.

 

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário