BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

27 de mar. de 2011

Santo de casa não faz milagres - Alexandre Soledade


 

Bom dia!

Frei Alceu  disse algo interessante: "Pela oração vamos ao encontro de Deus e ao sermos expostos ao sofrimento, Deus vem a nosso encontro". Sim! Deus bem sabe a quem envia os seus profetas, no entanto mesmo sendo Deus a enviá-los, nem sempre serão bem recebidos, ouvidos, (…).

Primeiro ponto…

Levar a palavra de Deus aos irmãos requer muita coragem nossa, pois essa mesma palavra que edifica, consola e renova a vida também exorta, chama a atenção, corrige. Falo isso, pois enquanto ouvirem palavras de edificação, consolo ou vida não terá problemas, mas todas as vezes que o profeta levantar sua voz para denunciar, causará a revolta daqueles que vivem nas sombras.

Anunciar a Palavra é "acostumar-se" com expressões "santo de casa não faz milagres", "quem é você", "quem você pensa que é", entre outras. É acostumar ouvir criticas sem fundamento, apelidos pejorativos, ofensas, perseguições, deslocamentos e projeções. É "acostumar" com a idéia de isolamento social, fofocas, "disse-me-disse", no entanto… VALE MUITO A PENA CONTINUAR…

Segundo ponto…

Deus nos manda, portanto devemos ir. Nunca disse que seria fácil. Nunca escondeu as perseguições e as dificuldades pelo caminho. Nunca disse que seria um mar de flores, (…), mas SEMPRE nos alertou. Alertou dos falsos profetas, das noites mal dormidas, das perseguições por causa do Seu nome. Ordenou que vigiássemos e orássemos; que não pulássemos do barco; que as inconstâncias seriam passageiras (…). Disse que pela fé caminharíamos sobre as águas, removeríamos montanhas, venceríamos o inimigo.

"(…) Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas". (Mateus 10, 16)

Se tivermos que falar, falemos; denunciar, denunciaremos! Se pudéssemos buscar um culpado para a vida que o povo de Deus leva hoje em relação às diferenças sociais, pobres e ricos, assistidos e abandonados, teríamos muitos personagens. Mas se procurássemos cúmplices teríamos começar por nós.

A campanha da fraternidade desse ano expõe isso e deve ser então que muita gente corra de discuti-la, cantá-la, pregá-la. Tememos o envolvimento, não queremos nos indispor. Nosso povo é carente, pois em média, é um povo simples, pacifico e amoroso. Um povo bom, supersticioso, mas temente a Deus; que confia nas pessoas que não cansam de traí-las por dinheiro, poder e status. Um povo que vê seus profetas se omitir, se calar, se esconder…

Deus nos chama a ser sacerdote, rei e profeta. Para postos, cargos, lugares de destaque aparecem aos montes, mas o que nos falta são aqueles que desejam beber o mesmo cálice, ou seja, abraçar a comunidade, as pessoas, as pastorais, a família, a vida cristã. Tem gente que acha que ser pregador, intercessor, ministro, coordenador, chefe é status, engano, é serviço!

Ainda nos falta coragem pra assumir que DE FATO o REINO DE DEUS É POSSÍVEL.

Espelho em Dom Bosco que testava a batina dos seus seminaristas para ver se eram resistentes aos puxões das crianças; se eram próprias e fortes para a lida com os adolescentes.

Deseja o reino? Ponha-se a serviço! A começar em mim!

Isso me fez lembrar quando dois discípulos, através de sua mãe, foram citados para ocupar um lugar de destaque perante aos outros:

"(…) Jesus lhes disse: 'Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?' Responderam: 'Podemos'. Jesus então lhes disse: 'Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; É PARA AQUELES PARA QUEM FOI PREPARADO". (Marcos 10, 38-40)

Um imenso abraço fraterno!

 

Alexandre Soledade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário