BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de mar. de 2011

Perdoar 70 x 7 - Gilberto Silva

29 de Março de 2011                     

Evangelho - Mt 18,21-35

Não te digo perdoar até sete vezes, mas até setenta vezes sete

     Caríssimos irmãos e irmãs,

     A justiça e a misericórdia de Deus caminham juntas. Recordemos o profeta Amós (1,3) 13. "Oráculo do Senhor: Por causa do triplo e do quádruplo crime dos amonitas, não mudarei meu decreto. Porque rasgaram os ventres das mulheres grávidas de Galaad, a fim de dilatar suas fronteiras," e também (2,1-6) " 1. Oráculo do Senhor: Por causa do triplo e do quádruplo crime de Moab, não mudarei meu decreto. Porque queimou os ossos do rei de Edom até reduzi-los a cal, 2. porei fogo a Moab, e ele consumirá os palácios de Cariot. No tumulto perecerá Moab, entre gritos de guerra e sons de trombeta. 3. Exterminarei o seu juiz e farei perecer com ele todos os chefes, diz o Senhor. 4. Oráculo do Senhor: Por causa do triplo e do quádruplo crime de Judá, não mudarei meu decreto. Porque desprezaram a lei do Senhor e não observaram seus mandamentos, e porque se deixaram transviar por seus falsos deuses, que já seus pais tinham honrado, 5. porei fogo a Judá, e ele devorará os palácios de Jerusalém. 6. Oráculo do Senhor: Por causa do triplo e do quádruplo crime de Israel, não mudarei meu decreto. Porque vendem o justo por dinheiro, e o pobre por um par de sandálias" – fala que o Pai perdoa as transgressões por 3 vezes, mas exorta que Êle não revoga o castigo para a quarta  transgressão. Pedro indaga a Jesus sobre o perdão, acreditando que "sete" seria o número mais que perfeito e que Este se daria por satisfeito.      O Senhor, responde com setenta x Sete, deixando bem claro que NÃO há limites para se perdoar ao próximo, independente se este é ou não reincidente. Exemplifica através desta parábola com a qual difere dois tipos de dívidas.

     O primeiro devia uma enorme fortuna, talvez uma centena de milhares no dias de hoje. O homem recebeu o perdão desta incrível soma. Porém, no seu egoísmo que contrasta em ser maior que a dívida que tinha, não perdoa o seu próximo. Façamos uma pequena pausa: Temos perdoado aos nossos irmãos e irmãs suas dívidas, faltas e transgressões para conosco?

     Deus enviou seu filho Unigênito para resgatar todas as nossas dívidas e pecados com seu próprio sangue. Nosso Pai continua a cada dia nos perdoando as transgressões como nesta parábola, assim também todos nós devemos perdoar aos nossos irmãos. Se não pudermos perdoa-los como podemos esperar que Deus nos perdoe? Tiago (2,13) "

     13. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento." – A misercórdia é oferecida como Dom para que a justiça nãp seja negada. Ela segue a justiça aperfeicoando-a. Estamos no período propício para questionarmos: Estamos guardando rancor ou ressentimento com alguem? Um autor cristão, C.S.Lewis escreveu: "A misericórdia das flores só aparece quando se cresce nas fendas das rochas de Justiça: transplantadas para as zonas pantanosas do humanitarismo simples, torna-se uma erva daninha devoradora de homens".

 Gilberto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário