BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

29 de mar. de 2011

Praticar e ensinar os mandamentos - Gilberto Silva


30 de Março de 2011                        


Evangelho MT 5,17-19


Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande

 

       Caríssimos irmãos e irmãs,

   

     Por que será que as pessoas em geral tendem a ver a "Lei de Deus" como negativa e não como positiva? A Atitude de Jesus perante a Lei e os Profetas pode ser resumida na grande oração do Salmo 119: "12. Bendito és tu, SENHOR; ensina-me teus estatutos. 13. Com meus lábios enumerei todos os decretos de tua boca. 14. Eu me alegro em seguir teus testemunhos, mais que em todas as riquezas. 15. Quero meditar teus mandamentos e considerar teus caminhos. 16. Nos teus estatutos me deleito; não esquecerei tua palavra. 17. § Sê bondoso com teu servo; faze que eu viva e observe tua palavra. 18. Abre-me os olhos para eu contemplar as maravilhas de tua lei"

     Para o povo de Israel a Lei pode se referir aos 10 mandamentos ou os 5 livros de Moisés (Pentateuco ou Torá), que explicam os preceitos dos mandamentos para o seu povo. Os judeus no tempo de Jesus também a usa como uma descrição da lei oral ou escriba. Justificado será dizer que os escribas adicionaram muitas mais coisas com a lei do que Deus pretendia. É por isso que Jesus muitas vezes condenava a lei dos escribas. Colocou os encargos sobre as pessoas que Deus não tinha a intenção. Jesus, porém, deixou bem claro que a essência da lei de Deus – e seus mandamentos é modo de vida, que deve ser por todos vividos..
     A lei de Deus é a verdade e quando vivemos de acordo com que a verdade, esta produz frutos de justiça, santidade, paz e alegria. Jesus ensinou a reverência pela lei de Deus - reverência para com o próprio Deus, para o Dia do Senhor, reverência ou respeito pelos pais, o respeito à vida, à propriedade, ao bom nome de outra pessoa, o respeito por si mesmo e ao próximo. Reverência e o respeito pelos mandamentos de Deus nos ensinam o caminho do amor - o amor de Deus e o amor ao próximo.

      O que é impossível aos homens é possível para Deus e aqueles que têm fé em Deus. Deus nos dá a graça de amar como Ele ama,  perdoar como ele perdoa, a pensar como ele pensa, e agir como ele age. O Senhor ama a justiça e odeia a impiedade. Como seus seguidores, devemos amar os seus mandamentos e afastar qualquer forma de pecado. Você ama os mandamentos do Senhor?
     "Senhor Jesus, concedei-nos hoje, dirigir e santificar nossas vidas, governar e comandar os nossos corações e corpos, para que todos os nossos pensamentos, palavras e ações possam ser de acordo com seu direito de Pai e, assim, podermos ser salvos e protegidos através da Sua mão auxiliadora ".

 

 

Gilberto Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário